Saiba tudo o que você precisa saber para a contratação de colaboradores competentes e esforçados

Um bom Studio, academia ou clinica necessita de um colaborador competente, por isso, o bom senso na contratação dos colaboradores é essencial no momento de escolha.Outro ponto muito importante que acrescentar um valor sobre a contratação de colaboradores, é o custo que o mesmo acarreta a companhia, desde salários até às taxas de demissão.

Por isso, erros no momento da contratação de colaboradores devem ser os mínimos possíveisPensando nisso, o neste artigo reuni as principais dicas que devem ser empregadas para uma contratação de colaboradores bem-sucedida.

O que precisa ser feito no momento da contratação de colaborador

O colaborador de uma empresa expressará a identidade do seu Studio, academia ou clinica, além de ser responsável por diversas realizações que tornam o cotidiano da empresa fluido e trabalhando os desafios da melhor forma possível.Por isso, acertar no momento da contratação de colaboradores é muito importante.

Portanto, preparei essas dicas para que você possa escolher ótimos colaboradores que representam os valores da sua empresa.

Idealizando o perfil ideal para o colaborador a ser contratado

O primeiro passo da contratação de colaboradores é anotar o que você busca encontrar. Assim, idealize e organize todos os valores que estão sendo buscados durante o processo seletivo a ser realizado.Existe um processo chamado de “Desenho de cargo”‘que emprego no meu dia a dia

Contudo, tenha o cuidado de imaginar realisticamente, lembre-se que como todo o ser humano o seu colaborador não será passível de cometer erros, por isso, tenha em mente quais os valores ou características que são necessárias nesse momento e saiba que você irá conhecê-lo verdadeiramente durante sua jornada na empresa

Organizando o processo seletivo: uso de checklists

Para um processo seletivo, a organização é um dos pontos chaves, principalmente na etapa de entrevistas de contratação de colaboradores.Durante esse momento, mesmo que a lista de candidatos tenha sido reduzida para melhor aproveitamento, se mesmo assim forem muitas pessoas, possivelmente você terá muitas informações a serem relembradas no momento da decisão.Por isso, para que não ocorra erros crie uma checklist composta de todas as informações a serem buscadas nas entrevistas e a cada pergunta enumere a resposta para determinada informação de 1 a 10.

Logo, será necessário também o planejamento prévio das questões a serem buscadas pela empresa bem como qual as classificações mais satisfatórias buscadas.

Testando o colaborador com informações hipotéticas

Além do conhecimento técnico, um bom colaborador precisa ser capaz de empregar esse conhecimento no momento necessário.Por isso, para testar esse ponto, a utilização de dinâmicas e testes práticos ou até mesmo perguntas com situações hipotéticas é uma boa escolha.

Assim, a contratação de colaboradores é capaz de analisar o mais realisticamente como será o tempo de reação da resposta do colaborador à algum problema ou qual a resposta que o mesmo possuirá em momentos de crise.Saiba que um bom colaborador será aquele capaz de se adaptar às diversas situações e se comprometer com as soluções a serem empregadas.

Transmitindo os valores da empresa e da equipe

No momento de contratação de colaboradores, o principal fato a ser recordado é que aquele profissional passará a representar a sua empresa com suas ações ao mundo exterior.Por isso, é fundamental optar por pessoas que possam compreender e transmitir os valores e objetivos da empresa contratante. Por algumas vezes cometi o erro em empregar pessoas que na hora da entrevista achei que se alinhavam com os valores do meu negócio e na prática se tornou bem diferente. O colaborador precisa ter a mentalidade de que ele representa sua marca, tanto nas coisas boas quanto ruins. Caso você perceba que ele não se alinha ao seu propósito e missão da empresa, trate de se desfazer logo desse colaborador, pois a longo prazo lhe trará problemas, experiência prática que tive. O mercado de trabalho irá se encarregar de selecionar quem é bom ou não

Outro ponto fundamental é a compreensão que a força de um único colaborador não é nada em comparação ao poder de uma equipe.Portanto, utilize de dinâmicas e outros meios para avaliar como o candidato reage ao trabalhar em equipe, assim como qual a resposta da equipe ao novo candidato.

O desafio são os detalhes

A contratação de colaboradores é um processo complexo e, portanto, ao aprovar um candidato é preciso ter em mente a possibilidade da recusa. Para que as chances de tal ato acontecer no momento final da contratação sejam mínimas é preciso agir em etapas anteriores ao processo seletivo.

Informe os candidatos sobre todos os dados possíveis da contratação, tal como salários e benefícios para não haver nenhuma surpresa inesperada no momento da contratação.

Busque também compreender os aspectos profissionais do candidato, apesar do mesmo apresentar uma boa afinidade no momento da entrevista, em muitos casos, a separação entre a vida pessoal e profissional se faz necessária para optar por bons candidatos.Acredite, ja tive colaboradores que não tinham controle emocional algum para lidar com desafios, principalmente nas suas vidas pessoais. Infelizmente vivemos em épocas onde é necessário haver essa separação, caso contrário estamos a deriva de nossos pensamentos e emoções

O processo de contratação de colaboradores pode representar um momento de pesadelo para as empresas. Julgar um ser humano é muito complicado.E, diversas vezes, contratar o candidato com o melhor currículo e atribuições pode se tornar uma fonte de problemas para o trabalho previamente harmonioso da sua companhia, até porque ter um bom currículo não quer dizer nada

Sendo assim, para obter uma boa contratação de colaboradores se organize e planeje em detalhes o processo seletivo.Busque por indivíduos que possam se adequar aos valores empregados na sua empresa e na sua equipe.Desse modo, um novo colaborador pode ser uma benção e não uma dor de cabeça no seu dia a dia.

Leia também sobre planejamento e “Como elaborar o valor da sua hora/aula” aqui no Negócios de Saúde. Leia tambem “4 dicas para dormir melhor ?