Aprenda a dizer não e seja mais produtivo” era o que muita gente falava pra mim e nunca foi fácil, pois tenho nas minhas características e personalidade ser uma pessoa muito prestativa, pró ativa e por muitas vezes pelo fato de não saber recusar ou aceitar alguma coisa, perdia muito do meu tempo e me prejudicava.

Essa é uma palavra que quanto mais o seu negócio cresce, mais você terá de saber o seu significado.

Até mesmo como um profissional da saúde autônomo é necessário saber dizer “não”, pois caso contrário você pode ter problemas em sua agenda, suas finanças e seus compromissos pessoais por exemplo.

Conheço muitos profissionais que pelo fato de não saber falar o “não” desmarcam compromissos pessoais para atender clientes, alunos ou pacientes e isso ao longo do tempo vai fazendo com que sua vida e produtividade fique em segundo plano.

Posso dizer por experiência própria, aprenda a dizer não, pois antigamente quando iniciei e ate mesmo quando meu negócio começou a crescer eu tinha curiosidade em receber todas as pessoas que gostariam de marcar reunião comigo para apresentar alguma proposta ou parceria, pois achava que precisava atender esses possíveis parceiros e se não atendesse poderia perder boas oportunidades. Mas ao longo do tempo fui percebendo que essas pessoas que chegavam ate meu studio para falar sobre projetos e propostas, 90% não tinham nada de concreto ou planejado, tinham apenas uma idéia e queriam que eu as ajudasse através de parcerias a melhorar essas ideias ou assumir alguma responsabilidade dentro de algum projeto, que para mim não interessava,

Com isso percebi que perdia muito tempo do meu dia, pelo simples fato de não saber dizer “não”, e isso me deixava angustiado, pois ao mesmo tempo que não queria fazer uma desfeita a essa pessoa, todo o tempo que estava com ela, na verdade não gostaria de estar. Preferiria estar fazendo algo mais produtivo na minha empresa, fazendo meu esporte ou com minha familia.

Depois que comecei a perceber que satisfazendo a vontade dos outros e anulando as minhas me tornava uma pessoa mais irritada e frustrado e que alem disso poderia prejudicar o meu negócio, comecei a mentalizar “aprenda a dizer não” ,comecei a filtrar tudo o que chegava ate eu através de uma de minhas colaboradoras. Quando alguém conseguia o meu contato, repassava para minha colaboradora e ela iria decidir se aquele assunto seria de interesse meu ou do Studio. Com isso consegui reduzir drasticamente a perda de tempo com assuntos improdutivos e que não interessavam ao meu negócio.

Não tem como fazer reuniões com todas as pessoas que gostariam de falar com você. Por isso a importância de direcionar alguem de sua equipe para fazer esse trabalho e caso você seja um profissional autônomo que não tem ninguém para fazer essa tarefa para você, o mais indicado seria você falar com educação e classe, mas com firmeza que determinado assunto naquele momento não interessa a você ou que infelizmente sua agenda não comporta fazer reunião para tratar deste assunto que para você não tem relevância.

O importante é você não gastar o seu tempo com pessoas que não oferecem nada e ser o mais assertivo nisso possível, sempre colocando limites.

Oura coisa que pode lhe ajudar e faça com que você aprenda a dizer não pois atrapalha muito a sua produtividade é assumir responsabilidades e tarefas dos outros contrariado para não fazer desfeita. Isso sem dúvidas prejudica muito o seu rendimento no trabalho e em sua vida pessoal. Quando eu falo sobre não fazer a tarefa dos outros não me refiro somente no seu campo profissional, mas na sua vida pessoal também. Quantas vezes alguem da sua família lhe pediu um favor e você o fez por pena ou por medo de alguma ficar magoado com você, mesmo aquela pessoa tendo tempo para isso.

Portanto, independente de ser colega de trabalho ou familiar, evite pegar para você tarefas que não são suas, pois isso com certeza prejudica o seu resultado somente pelo simples fato de não saber dizer o famoso “não”.

Alem disso é muito importante  também selecionar as pessoas com que você convive, pois elas drenam suas energia, aumentam o seu nível de stress e emocional e pelo fato de sentir pena dessas pessoas você procrastina suas coisas e se torna uma pessoa improdutiva.

Para te ajudar um pouco mais você pode formular três listas que irão te ajudar a direcionar melhor suas tarefas e aprender a dizer “não” a algumas coisas.

  • Lista das coisas que pedem para você fazer e que você irá falar “não”- Nesta lista você irá colocar tarefas pessoais e profissionais que fazem com que tome o seu tempo, sua energia e sua produtividade. Por exemplo, se você tem um filho e ele pede para você fazer a lição de casa dele ou alguem de seu negócio que pede para você assumir algumas aulas dele pois ele esta ocupado fazendo outras coisas. Isso tudo precisa ser pontuado por você e e começar a excluir do seu dia a dia 
  • Lista de pessoas que você irá excluir da sua vida – Quando digo isso, não quero dizer que tem de ser algo agressivo ou que gere turbulências no relacionamento com essas pessoas, mas de uma forma educada e sutil você irá se afastar aos poucos. Uma maneira de isso acontecer é evitar responder mensagens, não atender telefonemas e não marcar mais encontros. Aos poucos tudo vai se encaixando e você deixa essas pessoas se afastarem naturalmente.
  • Lista de coisas que você faz, mas que não precisaria mais estar fazendo – Esta lista são para aquelas coisas que você continua fazendo, mas que não levam a produtividade nenhuma e você não deixa de fazer por não querer fazer desfeitas ou por estar lado no modo automático como por exemplo, reunião de condomínio. Nessas reuniões caso você não seja o síndico e não faça parte da comissão de decisão possivelmente você poderia estar fazendo algo mais produtivo para você mesmo ou sua família. Portanto, liste essas tarefas que não fazem mais sentido continuar executando.

Aprenda a dizer não para melhorar sua produtividade e sua vida pessoal e profissional, no começo é difícil, mas ao mesmo tempo libertador!

Leia mais sobre produtividade e “Como empreender na área da saúde” aqui no Negócio de Saúde. Leia também “Como equilibrar a vida pessoal e profissional?”