Se você está desejando empreender, entender como abrir uma academia, studio ou box, pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Esse mercado de pessoas que querem adquirir um estilo de vida mais saudável está aumentando cada vez mais e por conta disso este é um segmento que pode ser lucrativo se você souber como trabalhar.

Mas antes de colocar seus planos em ação e entender como abrir uma academia, Studio ou Box é necessário entender bem esse mercado e o perfil de cada cliente, para que você consiga fazer uma melhor estruturação do seu negócio em todos os sentidos, já que o investimento será alto e você não quer prejuízos.

É por isso que nesse artigo te explicarei um pouco mais sobre como abrir uma academia, Studio ou Box e te mostrarei fatores que precisam ser estudados para que essa ideia saia do papel.

Compensa montar minha academia , Studio ou box?

Apesar da busca cada vez maior por academias por parte das pessoas, é importante lembrar que a concorrência é extremamente acirrada para esse segmento. De acordo com a Associação Brasileira de Academias, em 12 anos cresceu em 130% (12 mil unidades) o número de academias no Brasil. Quando falo em academia, me refiro a grandes redes, academias de bairro, Studios e Box de Crossfit.

O Brasil é o país da América Latina e o segundo do mundo com maior número de academias. Então, provavelmente nos próximos anos as academias passarão a investir também em outros nichos dentro de um mesmo espaço.

Perfil do cliente

Para você conseguir abrir sua academia é extremamente importante que você defina o seu perfil de cliente, que você também pode chamar de “avatar”., ou seja, você vai precisar entender que publico vai atender, se será a grande maioria feminino ou masculino, se são pessoas que trabalham fora, se tem filhos, qual a classe social e faixa etária Essa parte é muito importante porque você só conseguirá definir sua estrutura e serviços oferecidos a partir do perfil de seus clientes.

Pesquise na região que você quer abrir sua academia qual é o maior interesse das pessoas, a faixa etária, horário de trabalho… lembre-se que você precisa ser um destaque entre os concorrentes para conseguir conquistar clientes sempre, nesse momento que entra a diferença entre valor e preço como comentamos nos posts anteriores.

Você pode também visitar academias, Studios ou Box que serão suas concorrentes para ter uma maior ideia de como está esse mercado atualmente e o que pode ser melhorado, essa é uma das formas que você criará um negócio de destaque e que possa se diferenciar.

Localidade

Você deve definir que tipo de cliente quer atrair para o seu negócio, portanto, entender o nível social e as preferências de cada bairro é essencial nesse processo de decisão.

Por exemplo: se você quiser montar uma academia um pouco mais barata, atrairá clientes que provavelmente irão de transporte público, portanto, seria interessante possuir a sua unidade perto de um metrô ou ponto de ônibus, somente como exemplo.

Já se você quiser montar o seu negócio em um bairro com poder aquisitivo mais alto, é interessante abri-lo perto de ruas residenciais e condomínios.

Então, primeiro você sempre deve definir seu público alvo para depois definir o seu local de atuação.

Equipamentos

Após definir a localidade e seu público-alvo, é importante pensar no porte da sua academia; se você quer ser uma academia grande da região, é claro que serão necessários mais equipamentos.

Os equipamentos variam muito de acordo com o tipo de negócio que você irá trabalhar e para o número de pessoas que você terá de atender.

Documentação

Após definir a parte estrutural da sua academia é importante ver quais são os procedimentos necessários para legaliza-la como um comércio. Isso pode mudar muito dependendo da região em que você vive, mas existem alguns procedimentos que  servem para todas as academias:

  • ● Escolher o tipo de sociedade do comércio, o nome e criar um contrato social;
  • ● Registrar o seu comércio na junta comercial do seu município;
  • ● Inscrever o CNPJ na Receita Federal;
  • ● Fazer o registro na Secretaria da Fazenda;
  • ● Conseguir o alvará de localização por meio de uma inscrição na prefeitura;
  • ● Registrar-se no sindicato patronal

Como vimos, os procedimentos podem variar dependendo da região em que você vive, mas os procedimentos supracitados se mantém os mesmos para todo o país.

Concluímos então que abrir uma academia é um processo que pode trazer muitos lucros se feito de forma certa; é necessário sempre se destacar da concorrência já que este é um segmento que está em constante expansão.

Provavelmente, após essas dicas você já deve ter entendido melhor como abrir uma academia; coloque suas ideias em prática e se destaque do resto, dessa forma você terá um negócio lucrativo e satisfação profissional!

Leia mais sobre gestão e produtividade aqui no Negócios de Saúde. Leia tambem “Como ser feliz: 10 atitudes simples que vão mudar a sua vida