Como atrair clientes e se destacar dos concorrentes é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas atualmente. Isso acontece porque ter apenas um preço competitivo já não garante, sozinho, a conquista de clientes. É preciso oferecer diferenciais e contar com estratégias consistentes para chamar a atenção de clientes e mostrar ao público que o seu negócio é o local ideal para a prestação de serviço.

Também é importante lembrar que o perfil de cliente tem mudado nos últimos anos. O consumidor de hoje em dia faz pesquisas antes de comprar, compartilha a opinião nas redes sociais e é muito exigente quanto ao atendimento. Ter isso em mente é fundamental aos responsáveis pelas empresas que querem ser mais eficientes e pensam em como atrair clientes.

Enquanto muitos se contentam em sentarem em sua mesa esperando os clientes ligarem, no ambiente competitivo de hoje, os colaboradores precisam começar a pensar nas diferentes formas de crescer sua base de clientes. Isso não significa mudar suas ofertas de serviços, e sim, concentrar-se mais no relacionamento pessoal com seus clientes.

Ademais, não pretendo falar apenas de como reter seus clientes atuais que na minha opinião é o principal , mas sobretudo, conquistar novos clientes e, para isso, acredito pessoalmente que precisamos tornar os negócios mais humanizados. Antes de abordar clientes fazendo prospecção a torto e à direita, é preciso tentar uma abordagem específica de acordo com as necessidades dos clientes e, com isso, tornar as negociações mais pessoais e relevantes para os envolvidos.No site do Sebrae tem bastante coisa que você pode utilizar como ferramenta para isso. 

Mas, sempre fica a pergunta: Como atrair clientes?

Em qualquer área de atuação, ter uma estratégia de marketing bem definida e implementada é ideal para que seu negócio cresça e seja divulgado das formas mais variadas possíveis, independentemente se você trabalha online ou não. Mesmo uma loja física ou um professor que dá aulas particulares presenciais precisa fazer propaganda de seu empreendimento.

Isso porque é a partir dessas ações que você consegue fazer com que mais pessoas conheçam sua marca e, assim, pode atrair mais clientes. Quanto mais pessoas conhecerem seus serviços, maiores as chances de seus lucros aumentarem.

Para quem trabalha pela internet, essa é uma realidade que não pode ser esquecida de forma nenhuma. A concorrência é alta e os clientes em potencial procuram soluções que possam ser encontradas com facilidade. Além disso, como o mercado digital está em constante expansão, não adianta mais apenas ter um bom produto ou serviço e esperar que seu trabalho fale por si só.

Você precisa mostrar para as pessoas o que você tem para oferecer e, mais do que isso, fazer com que elas percebam a necessidade de adquirir seu produto ou serviço. Sendo assim, eu preparei para você esse post com as melhores formas de como atrair clientes, vamos lá?

1. Conheça seu Público

De todas as táticas de como atrair clientes que vou te passar a seguir, com certeza essa é a única que você não poderá ter dúvidas, ou deixar para lá ou para depois. O conhecimento e entendimento de quem é o seu público é essencial para o sucesso do seu negócio, pois vai ser através dessas informações que você vai conseguir criar e direcionar toda e qualquer campanha na sua empresa, atraindo as pessoas que realmente são potenciais em seus serviço, conseguindo abordá-las da forma correta.

2. Crie campanhas que seduzam

Crie campanhas com o objetivo de fazer com que seus clientes não consigam resistir e necessitem comprar de você. Campanhas criativas podem ter um enorme poder de agregar valor ao seu serviço e de gerar engajamento entre seus clientes.

Tente sempre despertar a atenção do seu cliente, faça com que ele se sinta motivado, que se sinta feliz , desperte sentimentos e emoções e fisgue seus clientes nesses momentos.

3. Esteja Online

O mercado online só cresce em cada dia que passa, ficar fora disso é no mínimo fazer com que seu negócio ande pra trás ao invés de pra frente. Não tem como desprezar o universo digital, de alguma forma você precisa estar nessa plataforma, seja com um e-commerce, redes sociais, marketplace ou até mesmo com suas informações físicas constando no Google.

Através do universo online você poderá conseguir atrair inúmeros clientes, com divulgações, campanhas, interações e principalmente, conseguir se relacionar com seus clientes, se aproximar deles, conversar com eles, entender o que eles mais gostam de ver, receber pedidos, sugestões e grandes ideias que podem ser muito lucrativas para as próximas ações.

Por isso, se você ainda não está nesse mercado, se atualize o mais rápido possível e invista nisso, pois com toda certeza você vai saber como atrair clientes.

4. Mande e-mails atrativos

O e-mail deve ser curto, fácil de ler e de responder. Se você quiser fazer com que seu cliente leia e se interesse pelo que você mandar por e-mail, também é legal pensar em uma forma de fazer com que isso chame a sua atenção e personalizar esse e-mail.

O principal fator para você atrair clientes por e-mail é: trazer algum benefício para ele. Então esse é o momento de você pensar em campanhas atrativas, como cupons de desconto que só aquela cliente que recebeu aquele e-mail terá, poderá mandar também novidades, dicas que agreguem valor, atualização de status, conteúdos ricos, convite para eventos e etc.

5. Visite os lugares que seu cliente está

É sempre bom você estar nos lugares onde seus clientes estão. Visite feiras, convenções, palestras, cursos – ou o que se encaixar com sua persona – com certeza nesses locais estarão pessoas dispostas a aprender e que se interessam pelo que você oferta. 

Sem contar que em ambientes assim é bem propício para você fazer networking com pessoas influentes, aumentar ainda mais sua rede de contatos, podendo fazer parcerias de sucesso, ou até mesmo ganhar algumas boas indicações.

A prospecção de clientes nesses ambientes abre portas promissoras e realmente podem valer muito a pena.

Leia mais sobre gestão e produtividade aqui no Negócios de Saúde. Conheça também o portal Vegan Business com informações sobre o mercado vegano.