Neste artigo voltamos a falar um pouco sobre gestão de pessoas.Como conquistar uma pessoa, na verdade este é um dos meus assuntos favoritos, pois faço isso o tempo todo no meu negócio. Gerencio minha equipe, tenho convivência direta com os alunos e parceiros e ao longo do tempo você começa a se tornar mais observador e identificar algumas ferramentas que podem lhe ajudar a fazer com que as pessoas fiquem ao seu lado, de uma forma honesta e verdadeira.

O intuito dessas primeiras etapas que vou mencionar aqui a você de como conquistar uma pessoa, não tem como objetivo a vaidade ou ate mesmo convencer a sua equipe, alunos ou pacientes a serem persuadidos por você, mas sim criar um “laço” de relacionamento maior, uma comunicação mais assertiva e por fim um entendimento maior e mais engajamento de ambas as partes.

Essas primeiras etapas você pode utilizar com sua equipe, clientes ou pacientes. Depende de qual situação se encontrar e como você pode resolver algum tipo de conflito dentro do seu negócio. Vou fazer um resumo de como conquistar uma pessoa a partir da leitura do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dale Carnegie, que para mim foi um divisor de águas, pois aprendemos a olhar muitas coisas de outra maneira, nos colocamos no lugar de outras pessoas e temos um compreendimento que muitas vezes pelo modo mecânico de trabalhar, acabamos perdendo a humanização do nosso trabalho. 

Esses dias conversava com um colega de trabalho e o mesmo me falava que achava um absurdo ter ido ao médico e não ser atendido de maneira atenciosa ou mais cuidadosa, devido a estar doente e sentido fortes dores. Relatou que o médico mal olhou em seus olhos e apenas prescreveu um medicamento e mandou-o embora. Em uma situação como esta, de fragilidade onde estamos doentes ou com algum problema de saúde, esperamos que quem nos atenda tenha compaixão pois estamos em uma situação de doenças, mas por quantas vezes você não foi em um estabelecimento comercial ou em uma academia e não foi atendido de tal forma também?

Portanto, independente de qual profissão ou cargo ocupa é muito importante não deixar que o seu trabalho se torne mecânico, por mais que você saiba que isso pode acontecer, tudo que se torna mecânico perde a humanização, não se esqueça desse detalhe. 

Primera etapa – A única maneira de ganhar uma discussão, é evitando-a 

Em uma discussão, por mais que você esteja certo em seu ponto de vista e nos seus argumentos, qual a vantagem em mostrar ao outro que você esta certo? Isso vai fazer com que essa pessoa goste de você? Será que isso não fará com que ela tenha mais ressentimentos sobre você? Você fazer com que essa pessoa se sentia envergonhada fará com que ela reconheça a sua superioridade perante uma discussão? 

Muitas vezes o melhor caminho para conseguir o melhor em uma discussão é fugir dela. Levando agora para o lado pessoal, você ja viu alguém ganhar uma discussão sobre racismo, política, preferência sexual ou religião? Cada um tem a sua e ponto de vista é a mesma coisa, só traz desgaste energético e distância as relações pessoais e profissionais.

Segunda etapa – Respeite a opinião dos outros , nunca diga que a outra pessoa está enganada

Se você realmente deseja provar alguma coisa, faça isso de modo sutil sem que as pessoas percebam o que esta fazendo, é necessário habilidade. Nunca inicie uma conversa ou discussão dizendo que a outra pessoa esta errada e apontando os seus erros. Isso faz com que crie um clima de tensão e hostilidade no início do diálogo e com certeza essa pessoa não concordará com o seu ponto de vista na situação.

Terceira etapa – Se estiver errado, reconheça o seu erro 

Muitas conversas e discussões não avançam devido ao ego e vaidade. Nem todo mundo tem a humildade e a simplicidade de reconhecer que errou ou que cometeu uma injustica. Em uma discussão ou conversa de como conquistar uma pessoa é muito importante que você fale sobre si mesmo muitas coisas que você sabe que a outra pessoa esta pensando ou coisas que ela pretende dizer, isso faz com que ela se desarme, pense que a discussão esta indo para um caminho onde as duas partes concordem com muitas coisas e enxergue que tal desavença possa ser superada em algum momento.

Quarta etapa – Comece de uma maneira amigável

Todo início de discussão, quer seja com sua equipe ou com um paciente ou aluno deve acontecer de forma amigável, mesmo que por dentro você esteja com raiva ou magoado com alguma situação. De nada vai adiantar você perder a calma ou paciência, isso fará com que você alivie seu stress, mas não fará com que a outra pessoa concorde com você. O ideal é fazer com que as duas pessoas sentem e conversem de maneira que cheguem a um bom senso comum, onde possam se ajudar e onde existir as diferenças consigam procurar as causas e alinhar 

Quinta etapa – Consiga com que a outra pessoa diga “sim” durante o inicio da discussão

É sempre importante iniciar uma conversa enaltecendo sobre as coisas que vocês concordam e não sobre as coisas que ambos discordam, isso faz com que exista um alinhamento inconsciente. Muito importante dizer que ambos estão caminhando para um entendimento e a única coisa que os separa é a linha de pensamento e não o propósito final. Sempre que mencionamos a palavra “não” colocamos uma barreira muito grande ser vencida, evite palavras como “não”, “mas” e “no entanto”, pois elas fazem com que você gere conceitos negativos e caia em descrédito.

Essas forma as 5 primeiras etapas sobre como conquistar uma pessoa, no próximo artigo falarei sobre mais algumas que ajudarão a você melhorar o seu relacionamento com sua equipe e clientes.

Leia mais sobre gestão e planejamento aqui no Negócios de Saúde. Leia também “Fome emocional, um vazio interior