A maioria das pessoas tem muitas dúvidas em como elaborar o preço do seu serviço, inclusive eu no ínicio, pois dentro do mercado de trabalho da minha cidade eu era um dos únicos que estava começando a oferecer essa metodologia de trabalho com grupos reduzidos e ao mesmo tempo teria que construir valor neste serviço para não cair em concorrência com academias locais. As pessoas precisam entender através de uma comunicação efetiva qual a diferença do seu negócio para outros tipos de segmento, pois você pode saber o valor que agrega para as pessoas como profissional, mas as vezes o seu cliente que é quem deveria mais saber isso, não sabe, pois a forma de mostrar e se comunicar não esta sendo eficiente.

Mas tirando a questão em relação ao valor que você agrega na vida de seus clientes, vamos levar em consideração os aspectos teóricos e práticos do dia a dia. 

Para saber como elaborar o preço do seu serviço e calcular por exemplo o valor de hora/aula de um Personal Trainer, primeiro precisamos saber quanto este profissional gasta para atender seu cliente. Por exemplo, eu tenho um cliente que paga R$ 100,00 a hora/aula, para saber realmente quanto esse Personal Trainer vai receber precisamos responder algumas perguntas:

  • O trajeto ate esse cliente será de carro, moto, a pé, ônibus ou bicicleta? Pois dependendo disso saberemos quanto ele gastará de condução.
  • O meu trajeto leva muito tempo ate esse meu cliente que me comprometa mais tempo onde poderia estar ganhando mais dinheiro?
  • Quanto eu gasto de alimentação durante o meu dia? 
  • Sabemos que para o Personal Trainer telefone celular é fundamental, portanto é uma ferramenta de trabalho, quanto eu gasto de celular por mês?
  • Assim como outras profissões como o advogado por exemplo onde os profissionais precisam estar bem vestidos e com boa apresentação, com o Personal Trainer e outras áreas é a mesma coisa, pois sabemos que a aparência para quem trabalha com saúde faz toda diferença.
  • Eu pago impostos como autônomo? Quais são esses impostos e quais são os valores?

Essas são algumas perguntas que você precisa se fazer para começar a mensurar a sua receita bruta, ou seja, todo o dinheiro que entra. O dinheiro das mensalidades, das aulas individuais, de avaliações que você faz ou de produtos que oferece aos seus clientes. Quando você retirar todos esses gastos de sua receita bruta, encontrará o valor de receita liquida, mas mesmo assim necessita ter um pró labore e um outro valor chamado “lucro”, mas vamos falar sobre isso em outro post pois senão acabamos nos perdendo no assunto.

Falando sobre um negócio como Studio, clinica ou mesmo um consultório onde trabalhamos com prestação de serviços, precisamos levar em consideração algumas informações que você vai precisar identificar de acordo com a sua demanda:

  • O salário bruto de funcionários (caso tenha)
  • A incidência percentual sobre a folha de encargos 
  • O número de horas produtivas do funcionário por mês. Vamos levar em consideração um professor ou fisioterapeuta que recebe um salário “x” por mês para dar 6 aulas ou fazer 6 atendimentos. Suponhamos que dessas 6 horas ele só atenda 4 horas pois não existem alunos matriculados nos outros horários ou pacientes que nunca marcam de determinado horário pois não tem muita procura e mesmo assim você mantem este funcionário pois tem a esperança que consiga preencher estes horários livres. De uma maneira ou outras você como empresa acaba tendo prejuízos, nesse momento é necessário pensar em uma reestruturação, para diminuir o numero de aula ou atendimentos ou ate mesmo reaproveitar este funcionário que está inativo e você não deseja perdê-lo
  • O custo fixo do seu negócio (valores em R$), por exemplo, salários, aluguel, limpeza, segurança, aluguel de equipamento.
  • Tributos e custos variáveis, ou seja, água, energia elétrica, comissões de venda 
  • O lucro desejado (em %)

Essas informações são importantes para você saber como elaborar o preço do seu serviço e quanto o seu negócio gasta em média para poder adequar os seus custos com o seu valor. Outra pesquisa simples que você pode fazer e que tem bastante valor são pesquisar os custos dos serviços de seus concorrentes para elaborar o seu de acordo seus gastos , saber a percepção de valor do seu cliente e identificar os preços que poderia cobrar.

Todas essas informações na teoria parecem simples, mas o grande desafio é equilibrar teoria com a prática. Ate hoje sinto algumas dificuldades que a parte teórica me complementa bastante, mas o dia a dia é muito importante para adquirir experiência e praticidade.

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