Entenda mais sobre como calcular o valor da sua hora aula se deseja se tornar um Personal Trainer

A realidade do país permite que um Personal Trainer receba uma renda maior que um professor de academia, muitas vezes pelo fato do Personal Trainer não ter vínculo com qualquer espaço e ser responsável pelo pagamento do seus impostos como profissional.As aulas particulares também podem ajudar a complementar a renda mensal de um professor que trabalhe em academia caso se especialize, ou ainda permitir a aquisição de experiência para aqueles que visam crescer nesse ramo.

Existem hoje, muitos sites e aplicativos que podem ajudar a divulgar o seu serviço como Personal Trainer dos mais diversos objetivos, com treinadores especialistas.

Porém, o valor da sua hora aula é você mesmo quem deve mensurar.

Logo, compreender como calcular o valor da sua hora aula e entrar nesse mercado do Personal Trainer pode ser muito benéfico.Com isso em vista, no post de hoje falarei o que você precisa saber no momento de definir o valor da sua hora aula.

Se tornando Personal Trainer?

Um Personal Trainer precisa levar vários fatores em consideração no momento de ingressar nesse novo mercado.Isso porque, ao fornecer o serviço de hora aula, além do conteúdo prático dos treinamentos será necessário conhecimento sobre administração, organização de horas, marketing e diversos outros assuntos.

Logo, o professor deve saber empreender em si mesmo e fornecer um serviço diferenciado.

Por isso, um conhecimento em relações a pessoas é necessário para manejar o relacionamento e lidar com diversos tipos de público, sendo atento às necessidades dos mesmos e sabendo lidar com imprevistos como cancelamentos de aulas devido a doenças, férias e outras situações.Portanto, é necessário que o Personal Trainer saiba organizar o seu tempo e agenda para ser capaz de fornecer uma maior flexibilidade e tratamento diferenciado.

Além disso, as habilidades em comunicação e marketing também precisam estar afiadas a fim de divulgar o seu produto, nesse caso a hora aula a ser fornecida. Outro ponto importante seria as habilidades que devem ser utilizadas para justificar o valor da sua hora aula a ser cobrado.

Fatores a serem considerados no momento do cálculo

No momento de definir o valor da sua hora aula, diversos fatores devem ser levados em consideração.O valor não deve ser nem muito alto, ou muito baixo e ainda suprir as necessidades financeiras do professor.Por isso, listamos as informações mais importantes no momento a se definir o preço hora aula. 

Além disso, os fatores são complementares, por isso, ao definir o valor da sua hora aula siga a ordem dos fatores abaixo para os melhores resultados.

Análise de Mercado

O primeiro passo para analisar o valor da sua hora-aula é definir quais as necessidades financeiras que você possui, e quanto gostaria de ganhar, um valor realístico, por favor.Após isso, imagine quantas aulas em um mês é possível lecionar e, portanto, qual seria o valor ideal para cobrar por hora aula.

Analise também se existirá a necessidade de comprar ou possuir alguma espécie de material extra e acrescente uma porcentagem por hora aula a ser adicionada ao valor final.

Após feito isso, é o momento de analisar a concorrência e o mercado para assim decidir se o seu preço ideal pode ser empregado. Para isso, pesquise quanto em média é o valor de hora aula de algum Personal Trainer com a mesma especialidade na sua localidade.

Busque se existe uma concorrência muito alta ou muito baixa, caso exista muito concorrência, procure um valor que possa ser competitivo, ou seja, procure cobrar a média dos valores para uma correção nos fatores posteriores a serem analisados. Caso você tenha especializações importantes, você pode se tornar referência e conseguirá cobrar o valor justo e merecido pelos seus esforços.E assim, ajuste o valor com o valor previamente idealizado por você.

Valorizando a sua educação

Após feita a análise no mercado tenha em mente que o valor competitivo não pode ser muito fora da curva. Isso porque, caso o valor seja muito baixo você estará desvalorizando o seu trabalho..Porém, cuidado com o valor a ser cobrado, nada de somas astronômicas. É necessário respeitar ainda a curva de mercado que você analisou posteriormente.

E caso não possua essa educação, seja por ainda ser um iniciante na carreira, pode ser necessário reduzir a média do valor da sua hora aula em alguns reais.

Experiência?

É normal que o valor do Personal Trainer mais experiente possua uma média superior a hora aula lecionada por iniciantes.Por isso, considere a sua experiência profissional e de vida no momento de decidir o valor da sua hora aula.

É sempre possível compartilhar conhecimento. Hoje, existe um mercado de profissionais que se especializam sobre os mais variados assuntos, e também, possuem uma variedade de preço a ser cobrado por hora aula. Por isso, ao analisar o valor a ser definido para a sua hora aula não esqueça de pesquisar sobre a sua carreira, valores dos concorrentes, sua experiência, quando investiu em conhecimento, tempo de mercado e assim encontrar um valor justo a ser cobrado. 

Por fim, leve em conta as suas necessidades financeiras e define em média a quantidade de aulas a serem dadas.

Leia também sobre produtividade e “Como você pode aumentar a sua produtividade” aqui no Negócios de Saúde. Leia tambem “Você tem medo do sucesso”?