Esse tema vem sendo discutido nos últimos tempos por dois motivos. O primeiro que como empreender na área da saúde esta em alta alem de  muitos profissionais hoje desejarem ter o seu próprio negócio e o segundo motivo é o de que a área da saúde esta cada vez mais em evidência. Mas por que a área da saúde esta tão em evidência nos últimos anos? Porque as pessoas estão cada vez mais conscientes que saúde não tem preço e a partir do momento que se desenvolve um trabalho preventivo agregando algumas áreas da saúde como exercício físico e nutrição por exemplo, os resultados são certos e isso faz com que as pessoas vivenciem o que é estar saudável, com boa auto estima, com mais energia e sem dúvida com mais vida.Aliado a isso percebemos que vivemos em épocas onde prevalece o estresse, crises de ansiedade e principalmente o acúmulo de tarefas, o que faz com que as pessoas precisem cuidar não só da saúde física, mas agregando a saúde mental. Por que você acha que em todos os lugares se falam tanto sobre meditação, mindfullness e yoga? Isso tudo associado a imagem de sucesso onde pessoas bem sucedidas praticam esportes, se alimentam bem, cuidam de sua saúde mental e são produtivas, um case de sucesso.

Sabemos também que muitos desses profissionais não tem condições de iniciar o seu próprio negócio sozinho, pois para isso é necessário investimento e conhecimento. Mas como falamos sobre como empreender na área da saúde, não me refiro somente em ter o seu espaço físico, mas sim procurar um mercado dentro da área da saúde pouco explorado, onde quase nenhum profissional explora por medo, por não ter a real consciência de quem pode ser o seu cliente ou até mesmo pela mentalidade em achar que o importante é copiar os que os outros estão fazendo e sem perceber eles entram em uma guerra de concorrência onde disputam clientes pelo preço.

Se você realmente pretende entender como empreender na área da saúde, comece a colocar a sua criatividade e raciocínio em prática, pontue suas idéias e observe o que tem de mais escasso nesse mercado, se existe uma possibilidade de se criar algo em torno disso e se você consegue agregar valores a isso.

Em tempos de internet, redes sociais e grupos de conversa o contato humano é muito importante e eficiente, crie um senso de comunidade em tudo o que fizer. Seja em aulas que você for criar, eventos ou ate mesmo em aplicativos onde você possa criar uma rede de troca de informação e experiência.

Se o seu caso realmente for abrir o seu próprio espaço, você teria o perfil em abri-lo sozinho ou precisaria de um sócio para dividir investimentos e tarefas?

Pela minha vivência prática de quase 10 anos tendo um Studio de treinamento físico posso assegurar que não tenho o perfil para ter sócio, sempre gostei de tomar decisões sozinho, tenho pessoas que para mim são mentores e com elas converso quando preciso desabafar ou me aconselhar, mas na maioria das vezes que tive uma boa idéia e tinha certeza que ela daria certo, se existisse um sócio talvez não teria a mesma visão que a minha, mas quando digo isso, falo sobre eu ok? Talvez não seja o seu caso, muita gente que tem sociedade com alguem da mesma área ou um investidor se sai muito bem, pois algumas habilidades e conhecimentos você consegue potencializar isso nos negócios, mas outras onde você tem mais debilidade talvez o seu sócio consiga lhe ajudar e fazer mais pelo negócio.

O principal é saber como empreender na área da saúde e em que área você quer atuar tendo um especialista naquilo que você quer investir.

Ja vi profissionais reinventarem protocolos de atendimento como um diferencial, outros que unem algumas modalidades esportivas e criam a sua própria metodologia de treinamento, ou então profissionais com aplicativos que controlam a quantidade de repetições dos exercicios enquanto estão treinando.

O importante mesmo é seguir o seu propósito, não pense em como empreender na área da saúde com a visão de ganhar muito dinheiro, mas sim com a chance de você ir atras de seu propósito devido a grandes oportunidades que o mercado te possibilita alcançar.

Quando montei o meu primeiro Studio eu nem sabia como empreender na área da saúde e o que era isso e muito menos se falava, acabei partindo para a ação com as ferramentas que eu tinha na época e quando as coisas foram tomando uma proporção maior, vi a necessidade de me especializar e estudar para crescer com base sólida. Pois todas as informações técnicas são importantes para você mensurar resultados, alinhas, ajustar, investir mais um pouco ou esperar mais um pouco.

Algumas coisas que são vistas de empreendedorismo na prática acabam não dando certo, como a prática sem a teoria também não funciona, o importante é aliar as duas coisas para ter cada vez mais ferramentas para fazer o seu negócio iniciar ou crescer.

Partir para a ação é a principal delas

Leia mais sobre produtividade aqui no Negócios de Saúde. Leia também “As 6 mentiras que separam você do sucesso