Trabalhar com sazonalidade nem sempre é algo fácil, já que você depende diretamente da procura de clientes e movimentos, o que em determinadas épocas do ano cai consideravelmente.Mas afinal, o que é um período sazonal? O período sazonal está relacionado a algo que é temporário, algo costumeiro em determinadas estações ou épocas do ano,por exemplo, interesse por academia cai sempre no inverno, e em clínica é baixo em determinado período do ano.

Para saber como enfrentar esse tipo de problema tão comum continue lendo este artigo, pois nele serão trazido algumas dicas importantes que podem te ajudar a vencer esse desafio de acordo com minha experiência.

Como driblar a sazonalidade na sua academia

A baixa temporada para academia é algo conhecido por todos, principalmente pelo fato de que não se possui nenhum tipo de retorno que seja garantido, considerando que você ainda não sabe lidar com sazonalidade.Porém, o planejamento ainda é uma boa alternativa para conseguir vencer esse período, e manter toda a questão financeira em ordem, mesmo com uma procura baixa ou uma taxa de ocupação relativamente menor.

Uma tática importante é aproveitar melhor e explorar os meses de maior movimento e trabalhar com o lucro máximo que você conseguir, para que os pontos mais baixos não impactem tanto no dia a dia.Com um bom caixa nos períodos bons de sazonalidade você pode focar em melhoria na estrutura, e assim também pode focar em planos ou algo do tipo que sirva para fidelizar o seu cliente, eu trabalho dessa maneira, dificilmente retiro lucro da empresa para contas pessoais, o capital de giro precisa disso para tornar a empresa mais forte

Com planos mais abrangentes, você pode conseguir alguns alunos que segurem até o período de baixa, e até mesmo nesse período você pode pensar em ações de marketing que consigam atrair interessados.Na parte estrutural o importante é oferecer um local de qualidade para as pessoas que vão utilizar do serviço, para que principalmente gostem do espaço e possam se sentir mais à vontade, talvez não para permanecer mais, mas para voltar mais vezes.

Neste momento o planejamento entra em ação, para que você, em um período de alta estação, aproveite dos lucros, faça uma boa reserva para posteriores reformas e principalmente para que o impacto do período seja reduzido, afinal independente de você ter uma academia, studio ou ate mesmo o seu trabalho como Personal Trainer sofre o impacto da sazionalidade.

O que pode ajudar nesse sentido é ter uma planilha ou um controle de anos anteriores, para que você possa comparar ano a ano, e optar por momentos específicos para iniciar uma reforma ou buscar um cliente de forma mais incisiva.Alem de fazer o comparativo e saber se o mercado que esta atuando ja algum tempo ainda traz lucros, se o cenário mudou ou esta pra mudar.

Essa é uma das armas mais importantes que você pode ter em sua academia para vencer essa situação, e pensar nisso é ter um período de baixa estação produtivo, o que certamente retornará em longo prazo.

Como driblar a sazonalidade na sua clínica

Quando se fala em clínica temos o mesmo diagnóstico, mas por um ponto de vista diferente e que também exige uma mudança drástica de como você monta o seu planejamento e pensa no seu trabalho.

Porém a sazonalidade em clínicas é uma realidade, e depende muito do empenho que você tem na captação de clientes, o que vai de fato trazer os benefícios que você tanto busca, e que são os procurados por você.

O que pode ser explorado nesse sentido é se aproveitar de campanhas de saúde para mobilizar o contato com seus clientes, considerando, por exemplo, o Outubro Rosa e Novembro Azul, que são os meses mais famosos e utilizados, alem disso se você tem conhecimento com outros profissionais da saúde vale a pena pensar em parcerias de indicação ou trabalhos em conjunto, assim a fidelização se torna mais real e gera mais resultados para todos.

O contato direto com o paciente também é uma tentativa interessante, de maneira que você possa lembrar-se dos serviços, ou mesmo pensar em alguns descontos, algo que sirva para que a pessoa tenha esse acesso de fato.Lembrar de um retorno necessário por exemplo, ou lembra-lo dos últimos exames que foram feitos, pois muitas vezes o dia a dia é tão corrido que as pessoas se esquecem das datas dos seus exames, talvez algum software ou sistema que te ajude nesse trabalho seria interessante ou ate mesmo uma secretária responsável por isso.

Portanto, é uma tentativa que você tem para trabalhar com alternativas mais corpo a corpo com o usuário dos serviços, o que já é de alguma maneira muito interessante e pode também instigar o mesmo a voltar.

O marketing online costuma ser uma ferramenta muito produtiva para conseguir enfrentar a sazonalidade, já que é uma maneira de continuar sempre sendo visto, e isso também traz algumas possibilidades para manter o movimento.O único empecilho em relação a isso é de que alguns conselhos na área da saúde não permitem divulgação institucional em redes sociais.

Por isso a ênfase em campanhas é que vai fazer a diferença, e isso é um ponto para se observar atentamente, visto que é preciso engajamento em redes sociais e nos contatos por meio de mensagens diretas.

As artes também devem ser bem projetadas, para que se tenha um ar de fato profissional e que possa ter um contato mais próximo com o cliente, e investimento em uma agência pode ser uma saída interessante.

A ideia é fazer com que a sua clínica continue sendo vista, e consiga principalmente obter o tipo de controle mesmo em períodos sazonais mais fracos e que pedem um pouco mais de engajamento em todos os sentidos.

Os períodos de sazonalidade são os mais difíceis para se enfrentar em uma academia ou mesmo em uma clínica, e saber como lidar com esse tipo de realidade de fato faz toda a diferença e pode trazer muitos benefícios.

Com planejamento e investimentos, é possível que você consiga vencer essas situações e manter o movimento sempre ativo no seu empreendimento, mesmo em períodos que deveria ser mais fraco.

Para que tudo isso possa lhe trazer fidelidade de clientes ou retornos financeiros, é preciso montar estratégias quando é possível, aproveitando o período mais fraco e menos procurado.Aproveite esses períodos como o que estamos por exemplo, no mês de Dezembro para estruturar suas ações de 2020. Pense em como você pode trabalhar nesses períodos para que não sinta tanto, desde poupar um pouco mais, lançar produtos irresistíveis ou ate mesmo facilitar o plano de seus alunos e pacientes. O ócio produtivo é muito importante para criar e inovar.

Leia sobre “Como melhorar a retenção dos seus alunos ou pacientes?” e Gestão aqui no Negócios de Saúde. Leia também “Você tem medo do sucesso?”