Como fazer para melhorar o desempenho na sua área? Neste post vou falar sobre algumas coisas que eu faço para melhorar o meu desempenho profissional e produtividade. Eu sei que muita gente se baseia pelo desempenho de outras pessoas e tentam adotar isso no seu dia a dia, mas ate mesmo o que eu vou falar aqui para vocês é de acordo com a minha rotina e meu estilo de vida, tudo bem? O mais importante é que você saiba identificar e se auto observar para que  tenha o máximo de aproveitamento nestes pontos que mencionarei neste post.

Lembre-se que não existe receita de bolo, somente você vai entender como fazer para melhorar o desempenho na sua área, o que existe são experiências que você pode analisar e observar se serve para você ou não, algumas coisas você pode utilizar e outras você pode descartar, tudo vai de encontro ao que você precisa e se identifica.

Por que eu estou falando sobre auto conhecimento e auto observação neste post? Porque somente você se auto conhecendo vai conseguir trabalhar de maneira mais produtiva, vai conseguir analisar algumas situações e decidir o que é mais importante naquele momento e a partir dai trabalhar sem culpa, maximizar os seus resultados e gerar qualidade em tudo o que faz.

Eu sempre fui um cara que me preocupei com minha saúde, desde cedo minha família me colocou em modalidades esportivas para vivenciar e escolher um esporte que desejasse praticar, com isso passei por varias modalidades que fizeram com que desenvolvesse habilidades motoras, coordenação, reflexo , equilíbrio e uma série de capacidades físicas que foram fazendo com que eu me apaixonasse cada vez mais pelo esporte em geral.

Passei pelo basquete, natação em piscina e águas abertas, biatlo, pedestrianismo, vela e canoagem. Ao longo de todos esses anos também fui descobrindo que a partir do momento que eu cuidasse cada vez mais da minha saúde, o meu desempenho no esporte seria melhor, apesar de nunca ter competido em categorias profissionais e mesmo na categoria amadora foram raros os momentos que subi em um pódium, mas o que o esporte me ensinou, eu carrego para o meu dia a dia profissional. Quando eu penso em como fazer para melhorar o desempenho na sua área, o principal conselho que lhe dou é o da disciplina.

Portanto se eu cuidasse cada vez mais da minha saúde através da minha alimentação, descanso, saber o momento onde eu tivesse o melhor desempenho e energia para treinar, fatalmente melhoraria o meu desempenho em uma competição.

Estou citando esse exemplo, pois é sobre isso que vou falar para você a respeito de melhorar o seu desempenho como Personal Trainer, fisioterapeuta ou nutricionista.

Existem três pontos que eu faço questão sempre de mencionar quando falo sobre desempenho, vou pontua-los aqui para você:

1- Ciclo de atividade – O ciclo de atividade varia muito de pessoa para pessoa. Ele corresponde ao periodo onde você tem o seu melhor rendimento, por exemplo, eu sou uma pessoa que o meu melhor rendimento para estudar, ler e trabalhar é no período da manhã, a partir das cindo horas da manhã. Eu acordo com muita energia e com bastante poder de concentração, portanto, este artigos que escrevo são todos antes das seis horas da manhã, momento em que todos estão dormindo, o telefone não toca, os compromissos ainda estão marcados para mais tarde e eu consigo me concentrar nos meus estudos. Depois das cinco horas da tarde o meu desempenho intelectual começa a declinar, fico mais sonolento, com menos energia e sei que nesse período é um momento que tenho que desenvolver atividades mais tranquilas e que não requerem muita capacidade intelectual. Saiba qual o melhor período para produzir, tem muita gente que produz melhor a noite e de madrugada, as vezes acordam tarde por isso, mas o mais importante é que descobriram o seu momento certo, portanto não se culpe se esse é o seu caso, se você não tem compromissos ou se pode marca-los para mais tarde, aproveite a manhã para descansar e produza no seu melhor período.Essa é uma ótima dica de como fazer para melhorar o desempenho na sua área.

2- Exercício físico – Sobre isso tenho muita propriedade para falar, não só pelo que citei acima para você, mas também pelo bem e disciplina que ele traz na nossa vida. Alem de melhorar auto estima, bom humor e fazer com que o esporte ou exercício física seja uma válvula de escape em momentos de stress. 

Tenho a rotina e disciplina de me manter em movimento ate mesmo quando estou em viagem de lazer ou a trabalho, pois para mim é como escovar os dentes, se tornou um hábito. A partir do momento que você cuida mais do seu corpo e tem como prioridade a sua saúde, sua produtividade aumenta. Por sermos da área da saúde é necessário haver uma congruência em tudo o que fazemos, a nossa imagem faz toda a diferença na vida das pessoas, lembra daquela frase que fala “a palavra motiva, o exemplo arrasta”? Então, é bem por ai.

3- Alimentação – Fundamental, mas para que você consiga ter resultados através da sua alimentação é necessário que você mude alguns pensamentos e hábitos.

Costumo comparar o nosso corpo a uma Ferrari. Somos perfeitos, temos capacidade para um ótimo desempenho e performance, mas se colocamos um combustível adulterado possivelmente não conseguiremos esse resultado e corremos o risco de estragar todo o mecanismo dessa carro tão precioso. Portanto, comece a enxergar o seu corpo como um carro esportivo de desempenho. Se você quiser obter o máximo de qualidade e resultado, você vai precisar colocar um combustível de qualidade. Para isso você também vai precisar mudar sua linha de pensamento em relação aos alimentos. Deixar de consumir tudo que tenha farinha branca como açúcar, farinha de trigo de sal, pois eles prejudicam muito a sua saúde e desempenho intelectual. Alem disso se condicionar a entender que frutas, legumes e alimentos saudáveis podem ser saborosos. 

Enfim, estes três itens adoto como fazer para melhorar o desempenho na sua área, principais no quesito produtividade e desempenho. Se auto observe, se auto conheça pois vai fazer toda a diferença na hora de melhorar seus resultados.

Leia mais sobre produtividade aqui no Negócios de Saúde. Leia também a matéria “Como organizar as ideias com tanta informação por aí