Você sabe como iniciar no segmento de Personal Trainer? Sempre teve vontade de se tornar personal trainer porque ama esportes e ama trabalhar com esse segmento? Mas você já sabe quais são os requisitos necessários para isso e como começar a sua trajetória do básico ao avançado?

Se você ainda não sabe, neste artigo te explicarei como iniciar no segmento de personal trainer de forma simplificada e dividida em passos, após a leitura com certeza suas dúvidas serão sanadas e você poderá começar a agir! Ja publiquei anteriormente um artigo falando sobre isso, mas sempre vale ressaltar alguns itens importantes que podem te gerar grandes resultados na carreira.

Qual é sua preferência?

O Profissional de educação física basicamente pode atende aos clientes em casa, parques ou praia e na academia desenvolvendo treinamentos específicos para cada um deles de acordo com suas necessidades, porém, existem muitas áreas nas quais um profissional pode querer fazer uma especialização para se tornar Personal Trainer.

Inicialmente, defina exatamente qual será seu público-alvo e onde você quer atender seus clientes (residência, academia, parque); além disso, pesquise e entenda se existe alguma especialização pela qual você se interessa e pesquise sobre como fazê-la.Hoje em dia no mercado além dos cursos de extensão que são muito importantes, existem os cursos de três a quatro dias que oferecem ferramentas de rápida aprendizagem que podem ser colocadas no sua dia a dia com seus clientes.

Esses são alguns dos passos iniciais para você entender como ser personal trainer; agora que você já seguiu esses passos, é necessário entender quais são os requisitos básicos para que você consiga formar uma carreira nesse segmento.

Além de trabalhar por conta do salário pois muitas vezes o trabalho de Personal Trainer se torna sazonal, você deve entender como iniciar no segmento de personal trainer que a profissão é uma verdadeira missão para algumas pessoas; vise acima de tudo o bem-estar e os objetivos do seu aluno e a qualidade do serviço que você está oferecendo para ele.

Requisitos básicos

Dependendo do segmento que você escolher, talvez você tenha que trabalhar com atletas profissionais ou pessoas que apenas querem sair do sedentarismo, portanto, é extremamente necessário aprender a lidar com cada tipo de público de uma maneira específica.Nesse momento saber cativar e fidelizar o seu aluno através de ralacionamento e empatia é muito importante.

Independente do seu segmento, existem algumas características que todo personal trainer deve ter para se destacar na profissão, como por exemplo:

  • ● Entenda os objetivos do seu aluno e o inspire a criar metas para conseguir alcançar esses objetivos de forma mais rápida;
  • ● Vá além da academia e disponibilize um contato virtual para qualquer dúvida que exista na hora do treino de seu cliente (WhatsApp, Facebook);
  • ● Sempre indique algumas coisas além do treino básico, como por exemplo um treino extra para o seu aluno que irá viajar ;
  • ● Motive seu aluno a sempre querer mais avanços, isso é extremamente importante em um personal trainer;
  • ● Parabenize seu aluno pelos bons resultados e ajuste o que o mesmo está fazendo de errado;
  • ● Sempre tire as dúvidas dos seus alunos com relação aos exercícios;
  • ● Se especialize cada vez mais na sua área de atuação, conhecimento nunca é o suficiente;
  • ● Sempre acompanhe os avanços dos seus alunos medindo o nível de progresso ou até mesmo de retrocesso afim de ajustar o treino até que ele seja perfeito e adequado para a necessidade do aluno;
  • ● Tenha sempre uma tabela de valores que seja coerente com poder aquisitivo do público que você atende, assim você conseguirá mais clientes.

Por meio dessas dicas você pode começar a se programar e planejar para entender como iniciar no segmento de Personal Trainer e lembre-se que se empenhando você pode melhorar e se destacar cada vez mais e de forma rápida nesse segmento que é tão concorrido.Lembrem-se sempre de cativar o público que os seus concorrentes tem dificuldade em atender.

Agora que você já sabe como ser personal trainer na forma prática, é importante entender o que a lei brasileira pede para que você possa exercer a profissão de forma legalizada em todo o território nacional. 

É importante lembrar que esses passos não são optativos, mas sim obrigatórios:

  • ● Ser licenciado no Conselho de Educação Física da região em que você atua;
  • ● Possuir diploma de curso superior em Educação Física

Além disso vale destacar que para trabalhar como Personal Trainer é importante ter outras especializações, o grande problema hoje em dia é o de quem muita gente sai da graduação entitulando-se “Personal Trainer” para poder ter uma renda maior, mas para poder trabalhar de uma forma mais especifica com determinado público é importante ter uma especialização ou ter feito cursos na área de atuação.

Destacamos que a lei não cita a profissão de personal trainer, mas sim a de professor de educação física ou educador físico; e é nessa categoria que o personal se encaixa, portanto, perante a lei ele sempre será tratado como um professor de educação física.

Agora que você já sabe quais são as atitudes e qualificações necessárias para se tornar um personal trainer, com certeza será muito mais fácil iniciar sua carreira e conseguir a sua clientela fixa.

Se você ainda não tem uma formação de ensino superior, procure um curso na instituição que mais possa te agradar e comece agora mesmo; quanto mais cedo você começar, mais cedo poderá atuar na profissão e receberá dinheiro fazendo o que você ama

Leia também sobre produtividade e “Franquias de baixo investimento na área da saúde“. Leia também “Transtorno de ansiedade: O que é essa doença e como evitá-la?

Como iniciar no segmento de Personal Trainer?