Você está em busca de informações para melhorar a retenção de alunos na sua academia ou Studio? Ou talvez esteja buscando por informações para melhorar a retenção de pacientes em sua clínica ou consultório? 

Não importa qual seja o seu objetivo: retenção de alunos ou pacientes. Neste artigo você encontrará as informações de acordo com minha experiência para manter seus alunos ou pacientes fiéis aos seus serviços. 

Entendendo os conceitos de retenção de alunos e de pacientes

O que é retenção de alunos

Podemos dizer que retenção de alunos trata-se da soma de técnicas e ações elaboradas por um estabelecimento com a finalidade de auxiliar seus respectivos alunos já matriculados a chegarem até o seu objetivo específico e desejado, melhorando a saúde e qualidade de vida.Esta soma de técnicas que fazem parte da metodologia de retenção de alunos pode variar conforme o tipo de trabalho e serviços que cada local oferece em sua gestão. 

O que é retenção de pacientes

Já a retenção de pacientes são quaisquer maneiras de trato bem-sucedido em situação de convívio positivo. Essa junção de situações de convívio é o fator decisivo na chance de qualquer paciente continuar utilizando os serviços de sua clínica/consultório à procurar seu concorrente.

Logo, a retenção de um paciente nada mais é do que o ato de mantê-lo fiel aos serviços que você oferece. Por isso, você deve estar atento a criar uma abordagem que seja proativa a fim de estabelecer uma base firme de interações bem-sucedidas para reter e principalmente manter seus pacientes leais. 

Agora que você está por dentro dos conceitos que envolvem retenção de alunos e de pacientes, vamos entender um pouco melhor as medidas que você deve tomar para melhorar consideravelmente a retenção de alunos em sua academia ou Studio e a retenção de pacientes em sua clínica ou consultório.

Como melhorar a retenção de alunos em sua academia ou Studio

1-   Inicie a retenção do aluno desde a captação

Como assim? É essencial se preocupar em suprir todas as expectativas do futuro aluno, já no exato momento de sua matrícula. Costumo dizer que a venda é a ultima parte do processo. Antes disso você deve mostrar e dizer tudo e todas as vantagens que o seu futuro aluno terá em treinar em seu espaço, desde acomodações, vantagens, estrutura física e de serviços alem do atendimento.Depois que todas essas vantagens forem apresentadas, você pode apresentar valores, descontos e planos.

Claro que alem disso também deve ser citado sobre as regras do seu estabelecimento.Isso deve ser feito por meio de uma conversa clara e objetiva expondo de forma detalhada o que está sendo ofertado, tal como, o preço, serviços, possíveis políticas de reajuste e outros gastos que podem vir a ser veiculados de acordo com o tipo de serviços que você oferecer em sua academia ou Studio.

De tal forma, são evitados quaisquer desentendimentos futuros ou até mesmo insatisfação, objetivando sempre a retenção do aluno.  

2-   Encoraje apresentando boas perspectivas 

As pessoas treinam com o objetivo de terem boa saúde, um corpo mais bonito ou ate mesmo melhorar a performance dentro do esporte, certo? Então, para aumentar as chances de retenção apresente a perspectivas de melhora treinando em seu espaço. 

Para isso, a academia ou Studio deve estabelecer parcerias com empresas que poderão potencializar esses ganhos, como por exemplo consultórios de nutrição, lojas de suplemento, etc. 

Logo, o aluno ficará mais empolgado e engajado em continuar treinando em seu espaço. 

3-   Disponibilize opções de pagamento facilitado para os inadimplentes       

A economia do país de uma forma geral não está muito boa, então pode acontecer de alunos ficarem inadimplentes e consequentemente abandonarem sua academia ou Studio.

Entretanto, se a instituição disponibilizar flexibilidade nas opções de pagamento isso pode contar como algo positivo incentivando o aluno a continuar treinando.Portanto, que tal ofertar a possibilidade de um plano extendido ou ate mesmo para quem esta com a mensalidade atrasada? 

Como melhorar a retenção de pacientes em seu estabelecimento?

1-   Invista em atendimento personalizado

A primeira etapa no processo de retenção de pacientes de clínicas e consultórios é investir em um atendimento personalizado. De fato, sem isso seu público se sentirá desanimado a retornar, o que levará a uma perda notável no seu estabelecimento comercial.

Você pode, por exemplo, ligar pessoalmente para seu cliente após a realização de um procedimento para verificar se está tudo bem e se colocar a disposição para receber chamadas em caso de urgência. 

2-   Aposte no espaço da sua clínica ou consultório

Após preparar sua equipe, investir no espaço da sua clínica ou consultório é o segundo passo na retenção de pacientes. Você precisa levar em consideração que a sala de espera, por exemplo, sempre será seu cartão de visitas.

Visto que, a maioria dos clientes passa mais tempo neste ambiente do que propriamente dentro do consultório com você para a consulta e tratamentos.Portanto é extremamente importante investir em comodidades que deixem o paciente que está esperando confortável. 

3-   Ofereça um bom desconto para tratamentos longos 

Oferecer descontos para os procedimentos mais caros e também mais longos sem dúvida é uma ótima estratégia a fim de assegurar que seus pacientes voltem ao consultório e até mesmo façam uma boa propaganda de seus serviços a outros. Por exemplo, se você é um fisioterapeuta e cobra um valor “x” por sessão, mas seu paciente precisa fazer dez sessões, vale a pena pensar em um bom desconto que faça com que ele pague isso a vista e você consiga manter a retenção desse paciente.

Em suma, neste artigo expliquei de acordo com a minha experiência a diferença no conceito de retenção de alunos e retenção de pacientes. Além disso, também expliquei as medidas que você deve tomar para melhorar consideravelmente a retenção de alunos e pacientes. Dentre essas medidas destaquei algumas, vamos recapitular?

Retenção de Alunos:

  • Inicie a retenção do aluno a partir da captação
  • Encoraje apresentando boas perspectivas 
  • Disponibilize opções de pagamento em planos e facilitados        

Retenção de Pacientes:

  • Invista em atendimento personalizado
  • Aposte no espaço da sua clínica ou consultório
  • Ofereça um bom desconto para tratamentos longos 

Leia sobre “Por que as pessoas desmotivam e saem da academia?” e Produtividadeh aqui no Negócios de Saúde. Leia também “Como meditar pode diminuir a solidão