Reunimos todos os passos que você precisa conhecer para montar o seu próprio studio de pilates

Muitas pessoas sonham em possuir um negócio próprio. E para os fisioterapeutas ou outros profissionais qualificados, um studio de pilates pode ser a solução.Por isso, nesse post, tentei reunir todos os passos que são necessários para que o seu studio de pilates possa entrar e sair do papel.

Montando um Studio de Pilates

Apesar da crença comum, para montar um Studio de Pilates é necessário investimento e uma mente empreendedora.

Mesmo ao se trabalhar somente com Pilates Solo, é preciso pensar sobre o local e adaptação regulamentar para se montar o seu studio e isso, apresenta um custo.É claro que, o investimento não precisa ser astronômico, é um dinheiro que é possível atingir e assim aplicar no seu sonho.

Porém, uma coisa que não pode faltar ao montar um studio de pilates é conhecer sobre negócios em geral. Você não precisa ser um expert, mas conhecer sobre empreendimento pode ser a diferença para o sucesso do seu studio.

Por isso, sempre busque conhecimento e se aprimore cada vez mais. E se atente aos diversos passos necessários para que o seu Studio de Pilates saia do papel.

Local X Público

O primeiro passo para montar o seu próprio studio de pilates é conhecer a sua vizinhança. Faça um estudo sobre o mercado, analisando a receptividade que tal empreendimento faria para a área, bem como o tipo de público que você poderá ter e compreender sobre o tipo de renda e até mesmo de escolaridade pode determinar se o local que você possui será rentável, ou se estratégias diferentes serão necessárias para arrecadar este tipo de público-alvo.

Observando e se inspirando nos outros profissionais

Ao observar o seu mercado, bem como a localidade, será possível perceber ou não a presença de outros studios de pilates na área.

Além disso, analise todos os aspectos da sua concorrência como localidade, tipo de público, tratamento aos clientes, horários de funcionamento, assim, você possuirá uma referência no momento de montar o seu studio de pilates.

Porém, cuidado com esses dados, são para inspiração e não apenas para copiar aqueles que já existem. Você precisará encontrar algum diferencial para o seu studio de pilates se destacar dos demais.

Gastos com o Studio de Pilates

Como citei anteriormente, mesmo que realístico, é necessário um investimento no momento de montar o seu Studio de Pilates.Isso porque, além do local e das reformas (lembre-se sempre de adicionar os custos de reforma, mesmo que sejam referentes à pintura de uma parede), diversos outros gastos devem ser incluídos.

Tais como equipamentos para as atividades, móveis para área de recepção, material de escritório, equipamentos para o consultório para avaliação dos clientes e ainda, a documentação.

Regulamentação do Studio

É preciso levar em conta quais serão os alvarás e documentos de licenciamento da sua cidade para regularizar o seu studio de pilates.Entre os documentos mais básicos e comuns se encontra um alvará de funcionamento e um alvará sanitário, além do registro da documentação em cartório.

Por isso, busque e se informe na sua prefeitura sobre todos os documentos necessários, bem como o prazo para a liberação dos alvarás.

Marketing para divulgar

O emprego da propaganda certa pode alavancar o seu Studio. Por isso, busque empregar diferentes estratégias de divulgação e mire no seu público-alvo.Entre as formas de divulgação que você pode empregar estão as parcerias, impulsionamento na internet, boca a boca e muitos outros.

Seja criativo e inovador!

Contratando outros profissionais

Conforme o seu studio de Pilates cresce, ou dependendo do número de clientes que você está visando atender, uma única pessoa pode não ser capaz de cuidar de todo o studio de pilates sozinha. 

Por isso, é preciso buscar bons profissionais e dividir as tarefas a serem realizadas. No momento da contratação, lembre-se se escolher pessoas profissionais e que são capazes de promover os mesmos tipos de valores que a sua empresa.Afinal, a partir do momento do contrato o funcionário passará a representar o seu studio através dos seus atos e ações. Sendo assim, escolha sabiamente.

O caminho do conhecimento

Além do conhecimento adquirido para ser capaz de fornecer o tratamento ao seu cliente, busque sempre se atualizar sobre novas técnicas que possam surgir.Além disso, estude continuamente sobre empreendedorismo para que você possa crescer continuamente o seu Studio de Pilates.

Um Studio de Pilates é um bom negócio para os profissionais que são capazes de fornecer tais serviços, ou para você que deseja começar o seu negócio.Contudo, para montar um Studio de Pilates bem-sucedido é preciso conhecimento, não somente na área, mas também em como montar e gerir um negócio.

Seja realista e compreenda que um investimento será necessário e desde que um bom serviço, uma boa divulgação e uma excelente pesquisa de mercado esteja em pauta no momento de montar o seu Studio de Pilates tenho certeza que o seu negócio será um sucesso.

Leia sobre “Marketing digital no dia a dia” e produtividade aqui no Negócios de Saúde. Leia também “Nunca é tarde para recalcular a sua rota