De acordo com minha vivência pensei em algumas dicas para você aumentar a sua produtividade

Nos dias atuais, muitas são as distrações presentes no seu ambiente de trabalho. Principalmente os meios eletrônicos como celulares e computadores, que apesar de serem meios para realizar o trabalho também são grandes inimigos da produtividade.É importante saber também, que a produtividade está diretamente ligada ao foco da sua mente.

Por isso, nesse post irei apresentar algumas dicas para aumentar a sua produtividade e conseguir otimizar o seu tempo

Entendendo sobre a produtividade

Ser produtivo não quer dizer dedicar mais tempo a tarefa, fazendo horas extras e aumentando a carga de trabalho, pelo contrário, a produtividade é organizar e realizar o trabalho em menos tempo.Claro que, o objetivo não é cumprir todas as obrigações rapidamente e ficar sem nada para fazer e sim, manejar as atividades e produzir mais com uma carga de tempo menor.

E assim, não procrastinar até o prazo final e correr atrás do prejuízo. É preciso dividir o tempo e ter foco para cumprir com as suas obrigações.

Por isso separei algumas dicas que deram certo comigo e acredito que possa te ajudar

Antecipe e se planeje

Para aumentar a sua produtividade uma boa prática é se planejar no dia anterior. Fazer uma lista, realista, das atividades que podem ser realizadas no próximo dia é uma boa maneira de controlar o seu rendimento no trabalho e assim ir aumentando a sua produtividade.Além disso, ao obter um quadro da sua realidade no trabalho e pontuar suas tarefas, o seu sono será mais tranquilo, isso porque a preocupação que você tem sobre as atividades a serem cumpridas irá diminuir. 

E lembre-se, uma boa noite de sono garante uma mente descansada e mais ativa para o dia seguinte.

E além disso, outro ponto importante para se organizar é realizar uma ordem de prioridade, realize as atividades mais difíceis e com maior prioridade primeiro assim o seu dia renderá ainda mais.

Analise o seu dia

Em algum momento do dia existirá um horário em que naturalmente a sua produtividade é maior, seja no momento que chega no trabalho ou durante o período do final da tarde.Por isso, conheça os seus horários e se relógio biológico, para esse horário em que o seu foco é mais fácil de atingir, realize as tarefas mais desafiadoras.

Multitarefas?

Na maioria dos casos, realizar várias tarefas por vez afeta a sua produtividade e faz com que você não coloque o seu foco em algo realmente importante.Isso porque, ao dividir o seu foco, nenhuma das atividades realizadas atingirão o nível de excelência que poderiam atingir caso fossem feitas uma de cada vez.

Por isso, não se afobe. Tome o seu tempo e realize uma tarefa por vez, levando em conta, primeiramente, as tarefas que renderão um maior resultado, como a finalização de determinado projeto ou com maior importância e menor prazo.

Trate a sua mente

Pode parecer bobeira, mas a melhor maneira de aumentar a produtividade é ter uma mente saudável. Por isso, durma bem, medite e realize atividades que diminuam o seu nível de estresse. Lembre-se que controlar o seu tempo para guardar um momento para você pode aumentar a sua produtividade, ao contrário de trabalhar sem parar.O “ócio criativo” é muito importante.

Organizando a sua vida

Uma mente produtiva precisa de um ambiente organizado, por isso tenha a prática de manter os seus horários organizados, bem como o ambiente a sua volta. Essa dica na minha opinião é muito importante.Assim, existirão um menor número de distrações para retirar o seu foco da tarefa a ser realizada.

Conhecimento é tudo

Para ser produtivo é preciso renovar o seu conhecimento, para isso, procure cursos e se inspire em pessoas com um maior nível de conhecimento que você, costumo dizer que se você é o mais inteligente da sua turma possivelmente você não conseguirá melhorar, procure sempre pessoas mais inteligentes.Estudos e conhecimentos devem ser investimentos que você faz para melhorar a sua vida.

Por isso, separe um tempo na sua rotina para poder crescer.

Não puxe tudo para você

A produtividade não está relacionada a realização de todas as tarefas existentes. Saiba delegar e comandar outras pessoas, sendo que, as mesmas podem realizar um trabalho melhor que o seu.Por isso, conheça a sua própria força e saiba o momento de delegar aos outros.

Além disso, saiba recusar trabalhos ou outras delegações caso não tenha tempo. Não atropele a sua rotina de produtividade apenas para agradar aos outros.

Sistema de recompensa

Uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade é empregar um sistema de recompensas para você mesmo.Dessa maneira a sua mente terá um incentivo para permanecer focada nas tarefas a serem realizadas.

Ser produtivo não requer um esforço monumental, pelo contrário é saber se organizar e realizar as tarefas e atividades propostas em um menor tempo.

Por isso, não está relacionada em aumentar a carga de trabalho ou fazer horas extras.

Em muitas ocasiões empregar todas as dicas e aumentar a produtividade pode parecer um objetivo distante, contudo, tente realizar uma tarefa por vez e assim escalar na sua escala de produtividade.

E você? Já realiza no seu trabalho algumas dessas dicas? Ainda não? Se interessou em tentar aumentar a sua produtividade? Indique nos comentários.

Leia também sobre planejamento e “Nutrição personalizada: como funciona” aqui no Negócios de Saúde. Leia tambem “Afirmações para melhorar o dia