Nesse novo artigo do blog, resolvi falar sobre uma ferramenta bem eficiente e como você pode criar mais valor ao seu serviço e atrair mais clientes onde irá fazer com que você mude um pouco sua mentalidade sobre concorrência e criar espaço no mercado onde você atua, quer seja como Personal Trainer, Nutricionista, Fisioterapeuta ou até mesmo você que tem o seu Studio, clinica ou consultório.

Existe uma matriz de avaliação de valor que é um instrumento de diagnóstico e que também pode ser usada como um modelo de desenvolvimento de uma estratégia para você sair do mercado competitivo por ela tem dois propósitos fundamentais.

  • Compreender em que tipo de serviço os concorrentes estão trabalhando, no que se baseia essa competição em relação a prestação de serviço
  • O que os clientes recebem como resultado dessa competição entre os concorrentes

Mas mesmo assim como você pode criar mais valor a seu serviço e atrair mais clientes?

Para posicionar o seu negócio em um planejamento de crescimento e lucratividade, imitar os concorrentes e tentar brigar pelo mesmo mercado, oferecendo mais por menos, não surtirá efeito a longo prazo. Pode até ser que você consiga mais clientes no início, mas não conseguirá se posicionar de forma diferenciada e inovadora no mercado e mais cedo ou mais tarde outra pessoa ou empresa oferecerá um serviço com preço menor e irá tirar esses clientes de você.

É necessário repensar o foco das ações, ao invés de competir com os concorrentes, oferecer serviços alternativos e buscar clientes que efetivamente não seriam seus clientes, um novo nicho com novos serviços.

Para estimular você a se questionar sobre novos valores que pode oferecer a seus clientes vamos utilizar o modelo das 4 ações para criar uma nova “curva de valor” no seu serviço ou negócio.

Sempre que pensar na concorrência e quiser se diferenciar em algum setor, pense nessa 4 questões e responda para si mesmo:

1- Quais atributos considerados indispensáveis pelo meu segmento deve ser eliminado? Ou seja, qual o valor que os meus concorrentes brigam a tanto tempo que serve de base, mas que as vezes realmente não agregam valor a vidas das pessoas, mas como meus concorrentes não pensam nisso acabam continuando a ter esses valores como base de negócio

2- Quais atributos devem ser reduzidos? Ou seja, as vezes para imitar a concorrência ou ate mesmo para supera-la muitos de vocês acabam oferecendo serviços e atributos que vão alem do que os clientes precisam e esperar ,e isso resulta em gasto de tempo, energia e custos

3- Quais atributos devem ser elevados? Ou seja, identificar e tentar corrigir as limitações que o segmento oferece aos clientes. Por exemplo, quase todos os Studios de Pilates que conheço tem problemas com remarcações e reposições de aulas dos alunos que faltam ou vão viajar nas férias ou até mesmo clinicas de Fisioterapia que trabalham com pacotes de sessão e o cliente não aparece e não avisa que irá faltar, essa sessão que ele perdeu será cobrada mesmo assim ou ele poderá remarcar? Enfim, isso tudo precisa ser repensado.

4- Quais atributos dentro do meu campo de atuação devem ser criados para facilitar a vida dos meus clientes? Ou seja, descobrir novos meios de agregar valor aos seus clientes, descobrindo novas fontes de demanda e mudar a estratégia de preços e serviços no segmento.

Portanto, essas 4 ações (Eliminar/Reduzir/Elevar e Criar) disponibilizam uma nova “curva de valor” dentro de qualquer segmento da saúde.

Hoje temos um campo de atuação amplo para trabalhar com diversas oportunidades e um negócio onde muitas pessoas precisam e querem investir. Espero que possa ter ajudado e fazer com que saiba como você pode criar mais valor ao seu serviço e atrais mais clientes

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