Dentre as muitas dificuldades que tive no meu negócio e acredito que você também pode ter ou ate mesmo esteja passando por isso é a comunicação interna do seu Studio, academia, clínica ou consultório. Sabemos que o dia a dia de todos os profissionais que tem a agenda cheio é muito corrido e a comunicação interna precisa estar muito bem alinhada para não existir problemas internos e até mesmo com agenda e clientes.

Hoje utilizo quatro ferramentas que na minha opinião são muito importantes para obter um bom alinhamento e engajamento da equipe para que exista essa comunicação interna e que todos tenham liberdade de expressar suas opiniões e observações. Vou pontuá-las afim de poder lhe oferecer algum insight ou idéia de como ajustar isso em seu negócio.

Hoje os maiores erros e perdas dentro de um negócio é a falta de comunicação interna eficiente e muitas vezes as coisas não ficam claros para qualquer uma das pessoas da equipe, acontecendo um grande desalinhamento e desentendimento, prejudicando o desempenho do seu negócio.

A primeira ferramenta que utilizo é o diálogo. Parece tão simples, não? Mas muita gente ainda peca nesta fase, pois muitos gestores acham que não tem a obrigação de conversar com sua equipe, de escutar as opiniões de quem esta na “linha de frente”. Isso é muito importante, pois faz com que você consiga conquistar a confiança de seu time. O diálogo sincero e aberto faz com que você perceba como gestor se sua equipe esta satisfeita ou insatisfeita com alguma coisa, por mais que não expressem por palavras. Você consegue entender o porquê muitas coisas que você gostaria de acontecessem não estão acontecendo ou até mesmo se é necessário algum ajuste técnico ou de comunicação interna é necessária fazer.

A segunda ferramenta que utilizo bastante são os encontro técnicos de equipe. Neste encontros consigo levar ate o grupo novidades e inovações dentro da parte técnica ou ate mesmo de gestão, podendo agregar valor ao dia a dia deles de algum forma. Discutimos sobre a metodologia do Studio, sobre alguns casos isolados de alunos que necessitam de uma atenção especial ou até mesmo revisar movimentos e técnicas que utilizamos em nossa metodologia. Esse contato é muito importante pois trocamos informações, agregamos conhecimento no cotidiano prático deles, tiramos muitas dúvidas que durante o dia a dia é mais difícil de consultar e trocamos muitas informações, que são de extrema importância no cotidiano.

A terceira ferramenta que utilizo muito durante minha gestão são as avaliações de desempenho da equipe, ou seja, durante duas ou três vezes ao ano eu faço uma avaliação presencial de cada membro da equipe enquanto estão atuando no Studio. Quer seja na recepção, durante as aulas de treino ou qualquer outra modalidade e em outras áreas, afim de validarmos a qualidade no atendimento, qualidade técnica, postura, comunicação com os alunos, logística de trabalho, organização e muitos outros quesitos que são muito importantes para quem trabalha conosco. Isso faz com que você consiga avaliar na prática a comunicação interna entre a equipe e da equipe para com nossos alunos.

A quarta ferramenta que acredito ser muito importante também são as de efeito visual. Em todas as nossas unidades temos quadros de avisos, onde deixamos expostos todos os nossos eventos, nossas “regras” e lembretes, afim de que os alunos e ate mesmo a equipe esteja sempre em um contato visual com essas informações. São informações como “não esqueça seu exame médico” ou ate mesmo informativos de datas de feriado para alertar as alunos que naquele período não teremos aula.

Parece bobo, mas essas ferramentas são muito importantes para melhorar a sua comunicação interna, pois isso melhorará sua produtividade e automaticamente você não precisará gastar energia para falar com sua equipe o tempo todo ou ate mesmo com seus alunos, clientes ou pacientes sobre eventos, promoções e mudanças de alguma rotina interna.

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