Muita gente enxerga a concorrência como uma ameaça, pois na maioria das vezes as pessoas replicam modelos de negócios que deram certo. Costumo enxergar a concorrência como algo que pode me motivar a evoluir cada vez mais no mercado de trabalho. Imagina o que seria de nós se não existisse a concorrência? Seríamos pessoas completamente acomodadas, sem muitos objetivos e dificilmente entregaríamos tanta qualidade a nossos clientes. Portanto o seu concorrente não deve ser visto como uma ameaça, mas alguem que irá te tirar da zona de conforto.

Quando você é pioneiro em algum tipo de serviço, como por exemplo alguma técnica de fisioterapia manual ou alguma metodologia de treinamento, isso faz com que outros profissionais queiram te imitar e consequentemente você se torna referência nessas técnicas. Isso faz com que automaticamente você se destaque entre os profissionais, o mais importante é fazer com que você sempre busque novos aprendizados e técnicas para sair da “guerra” da concorrência, isso faz você explorar um mercado inovador e sem precedentes . Reclamar e culpar os outros não irá adiantar nada e muitas vezes faz você entrar em um “loop” de negatividade que realmente as coisas acabam não dando certo, por isso a criatividade e a vontade de vencer precisam estar sempre presente em sua vida.

Neste artigo vou falar sobre como você estudar o seu concorrente e criar ferramentas para se destacar em seu negócio. O principal conselho que posso lhe dar será o de observar. A observação faz com que você aprimore o seu senso crítico, faz você identificar na concorrência o que é legal e o que não é tão bacana e que você pode fazer diferente, faz você analisar os seus planos de ação e faz com que suas decisões seja mais conscientes.

Em primeiro lugar você precisa identificar quem são os seus concorrentes. A partir daí seria interessante visita-los e examinar o que eles fazem de bom e as principais debilidades, não esquecendo que o seu concorrente é aquele que trabalha no mesmo ramo que você e pratica a mesma atividade. Por exemplo, eu tenho um Studio de Treinamento Personalizado ou um consultório de Nutrição esportiva. Não adianta você visitar uma academia que trabalha com um grande número de pessoas ou um consultório de nutrição funcional. Para entender melhor a “diferença entre academia e Studio” clique no link . Você precisa identificar quem são os seus concorrentes no seu segmento.

Através desses pontos que mencionarei reflita e faça uma comparação entre você e o seu principal concorrente

. Qualidade do serviço oferecido – atendimento, técnicas empregadas, ambiente

. Preço cobrado 

. Localização – Se neste local tem vaga para parar o carro ou estacionamento próprio

. Condições de pagamento – descontos praticados, formas de pagamento

. Atendimento prestado – Se com esse atendimento houve resultado

. Serviço disponíveis – Horário que o seu concorrente atende, pós venda e preocupação com o cliente

. Garantias que são oferecidas 

Depois que você fez o comparativo desses assuntos seria importante você se auto questionar e tirar algumas conclusões.

  • Levando em consideração que ja existem empresas que estão no mercado a algum tempo, a sua empresa tem condições de competir com essas?
  • O que fará com que as pessoas deixem de frequentar essas empresas que ja estão no mercado a algum tempo para frequentar a sua?
  • É um campo onde ainda existe espaço para atuar, inclusive você?

Essas questões são importantes de serem respondidas pois fará com que você tenha uma real consciência de como esta o mercado onde gostaria atuar. No caso das academias, seria válido se questionar se na cidade onde você gostaria de montar sua academia ja não existem muitas e caso existam, qual o diferencial que você pode oferecer que as outras não oferecem? 

Se a sua resposta para todos as perguntas for sim, explique para você mesmo os motivos disso. Caso as respostas tenham sido negativas, quais as mudanças devem ser feitas para que você possa realmente competir nesse mercado que tanto deseja?

Devemos estar sempre atentos a concorrência, mas como disse anteriormente são eles que fazem sua empresa decolar ou estagnar, a escolha é sua. Por mais que você descubra alguma técnica ou metodologia nova e se destaque por isso, será necessário sempre estar saindo da zona de conforto e criando novas possibilidades para não ser sobreposto pelo concorrente. São os diferencias e sua curva de valor que farão com que você se diferencie no mercado de trabalho. Por qual motivo você sabe que existem muitas empresas que oferecem o mesmo serviço ou produto e somente algumas se destacam? São uma série de fatores que criam um diferencial dessa empresa.

Portanto, enumere qual podem ser os seus diferenciais, o que seu negócio pode oferecer que os outras empresas não oferecem

Leia mais sobre planejamento e produtividade aqui no Negócios de Saúde. Leia também “Concorrência: boa ou ruim?”.