Você sabe como funciona uma consultoria online? A tecnologia hoje facilita nossa vida em praticamente todos os campos. Avisa quando a passagem aérea está mais barata, nos permite pedir uma refeição, a pagar um preço mais justo por um serviço de transporte particular, a procurar (e encontrar) um emprego, a fazer uma compra com um simples clique, ajuda milhares de pessoas a conseguirem o sonhado diploma com os cursos a distância, entre uma série de coisas que renderiam uma grande lista. Muitos podem ainda não saber, mas há alguns anos a tecnologia também acertou a área de Educação Física com a chamada consultoria online de personal trainer.


Trata-se de um serviço voltado para pessoas que querem ter um treino personalizado, gostariam de contratar um personal trainer presencial mas não possuem recursos financeiros ou até mesmo para aqueles que não têm tempo ou não gostam de frequentar uma academia ou estúdio. A diferença é que o educador físico prescreverá um treino personalizado, mas enviará isso com ajuda da tecnologia, e o aluno manterá contato com o profissional também por esse meio.


É fundamental que antes de iniciar a prática, o professor faça uma visita ao aluno para entender qual o objetivo dele, se ele possui problemas nas articulações, se tem lesões, se é sedentário ou não ou se possui alguma doença crônica. Assim como qualquer outra anamnese, o profissional conhecerá mais sobre o histórico do aluno a fim de prescrever os exercícios mais adequados. Será por meio de visita também que o educador mostrará como realizar movimentos e exercícios de forma correta, não esquecendo, claro, de exigir o atestado médico.


Demonstrados os exercícios corretamente, o aluno poderá dar continuidade a seus treinos no lugar que preferir e no horário que quiser. Durante esse período, professor e aluno se comunicarão como acharem melhor, seja por Whatsapp, E-mail, Messenger, Skype, entre outros. Profissionais que focam seu trabalho na consultoria online costumam ter até um aplicativo, no qual os alunos acessam os tipos de exercícios, a descrição deles e em alguns casos têm à disposição vídeos mostrando a forma correta de fazer. Dessa maneira o professor também consegue ter um controle aos acessos do aluno, acompanhando seu empenho e evolução mais de “perto”.


Embora a consultoria online seja mais um nicho para os profissionais, o que por si é uma boa notícia, quem quer seguir essa área precisa ficar atento. É que nem todas as pessoas estão preparadas ou aptas para uma orientação a distância, pois o profissional não consegue corrigir os movimentos ou orientar portadores de doenças crônicas, como seria necessário por exemplo, por isso, esse tipo de prática é mais indicada para aqueles que já possuem uma consciência corporal, que já tenham tido uma prática com um profissional ao lado. 
Outro ponto que também deve ser levado em consideração na consultoria online é que esse tipo de treino exige uma determinação muito maior, pois o aluno diariamente estará sozinho nessa caminhada.

Portanto, o profissional não poderá somente enviar a planilha de treino e pronto; ele deve realizar visitas sazonais e manter contato pelo menos uma vez por semana. Com todos os prós e contras da prática, uma coisa é certa: seja presencialmente ou a distância, manter-se ativo é a melhor coisa que alguém pode fazer por si mesmo.

Leia também “Consultoria de marketing: como embalar seu serviço” e produtividade aqui no Negócios de Saúde. Leia também “Uma das melhores maneiras para aliviar a preocupação excessiva