Quem nunca teve a vontade de jogar tudo para o alto e tirar alguns meses de férias? Quando menciono sobre o cuidado com os 3 D’s é exatamente porque ja passei por isso e sei o quanto travamos uma batalha interna para nos manter motivados e focados em nossa missão. 

Independente de qual é a sua área de atuação dentre da saúde, é importante mencionar que quando temos uma dúvida e vivemos a angústia de conviver com ela, automaticamente dividimos nossa energia e em momentos onde você poderia estar produzindo com energia total, acaba deixando essa energia escapar pois a dúvida te “assombra”. Todo conflito interno que gera dúvida vem seguida de desânimo, pois quando algo nos deixa confusos e sem certeza do que fazer, nos deixa desanimados e esse desânimo muitas vezes faz com que você desista do seu objetivo e ate mesmo de seus sonhos.

Portanto, quando falo sobre o cuidado com os 3 D’s é exatamente para você ter muito claro seus objetivos para no percorrer do percurso existir o mínimo de dúvidas e conflito possíveis. Muitas vezes quando tenho uma dúvida eu faço, pois assim consigo analisar as circunstâncias e tomar uma decisão, mas raramente são os momentos onde minha dúvida permanece.

Pensando nisso, resolvi elaborar algumas dicas para fazer com que você simplifique as coisas e tenha as menores dúvidas possíveis e possa produzir com mais qualidade e foco.

1- Fuja dos seus problemas – Muitas vezes quando temos problemas ou algum obstáculo isso nos gera muitas dúvidas e  isso faz com que você não queira resolver as coisas de imediato, procrastinando e fazendo com que essas dúvidas se tornem problemas maiores

2- Não se apegue ao passado – Quem nunca ficou remoendo coisas do passado e quando percebeu estava totalmente fora do presente? Isso afeta em grande escala sua produtividade. O que passou, passou e o futuro não nos pertence. O mais importante é estar no presente, pois quando vivemos o “agora” conseguimos resolver nossas dúvidas com mais segurança

3- Parta para a ação – Imagina o quanto de dúvidas existem na cabeça das pessoas que se programam, ensaiam, planejam e nunca colocam em prática? Ou ate mesmo as pessoas que são muito perfeccionistas e esperam tudo estar perfeito para “entrar em cena”. Isso tudo faz com que muitas dúvidas e desânimos venham a tona, pois na maioria das vezes tudo o que fazemos nunca sai como planejado, mas sempre da certo

4- Não se relacione com pessoas erradas e fora do seu propósito – Muita gente antes de iniciar o seu negócio ou ate mesmo antes de aumentar pede conselhos, dicas e opiniões muitas vezes de pessoas que não sabem de nada do que acontece em seu próprio negócio e isso atrapalha muito o desenvolvimento e crescimento, fazendo assim com que muita gente desista e adie um sonho. Nesse caso é importante saber identificar e neutralizar essa influencia externa

5 – Questione a sua dúvida – Quando não questionamos nossas dúvidas, automaticamente permitimos que ela faça parte do nosso dia a dia. Quando as dúvidas são esclarecidas ou ate mesmo resolvidas, conseguimos dar andamento a outras coisas e fazer com que a desistência fique longe de nós. Todos nós temos controle de nossa dúvidas. 

Claro que linkados a essas dicas existem inúmeras outras voltadas a você produzir mais baseado em solucionar suas dúvidas e melhorar o seu cuidado com os 3 D’s. Trabalhe por eliminação quando tiver uma dúvida, elimine o que você tem certeza que não irá ser benéfico em seu propósito. Na área da saúde temos dúvidas constantes principalmente em diagnóstico, metodologias de treinamentos que iremos aplicar com determinado aluno ou sobre se tudo o que estamos fazendo esta correto, pois é tudo muito abstrato.

O principal cuidado com os 3 D’s esta em nossa mente. A partir do momento que conseguimos lidar com essas dúvidas e ressignifica-las, conseguimos fazer com que nossa produtividade melhore cada vez mais. 

Por isso falo tanto sobre planejamento e estruturação, pois quando fazemos tudo de forma mais organizada ficam menos duvidas ou quando temos exatamente a certeza do que queremos restam poucas dúvidas para nos preocupar.

Leia também sobre produtividade e gestão aqui no Negócios de Saúde. Leia também “Técnicas de respiração: o que é respiração consciente e como praticar!