Hoje existe uma oferta muito grande de cursos na área da saúde em que podemos atuar. Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e outros segmentos estão crescendo cada vez mais, pois a população esta se conscientizando da importância do trabalho multidisciplinar e preventivo que essas profissões exercem. Com isso a demanda aumenta e consequentemente os valores dos cursos e capacitações também.

Sabemos que dentro dos cursos na área da saúde existem as especializações que cada profissional atua, como por exemplo, na nutrição existem os profissionais que trabalham com nutrição esportiva ou nutrição clínica, na Fisioterapia os profissionais que trabalham com quiropraxia enquanto outros trabalham com Dermatofuncional e na Educação Fisica profissionais que trabalham com musculação e outros com treinamento funcional por exemplo, isso não quer dizer que o profissional não possa atuar em 2 áreas distintas, mas sim que o mercado é muito extenso e existe oportunidade para todos os nichos de atuação dentro das profissões. O mais importante é escolher quais cursos na área da saúde você pretende fazer e alinhar com um segmento que você gosta muito de trabalhar, pois ja conheci treinadores que não gostavam de trabalhar com treinamento fisico, mas optaram pela função pela remuneração ser melhor, mas em contrapartida eram infelizes e poderiam desempenhar melhor o seu trabalho e ganhar muito mais conhecimento e dinheiro se realmente se dedicassem a fazer aquilo que amam.

Se baseando por isso, ja sabemos que os cursos na área da saúde voltados para atualização, inovação e novas ferramentas dentro da sua área de atuação seria a melhor opção para você crescer dentro do seu segmento, pois assim você valoriza o seu trabalho, podendo aumentar o valor de consultas, sessões ou hora/aula, cria diferenciais dentro do mercado de trabalho e pode até mesmo ser referência dentro do que se propôs a fazer, mas para isso tudo como em qualquer outra coisa em nossa vida precisa de planejamento e organização.

Mas planejamento para fazer cursos na área da saúde? Sim, pois hoje existem muitos sites oferecendo desde cursos presenciais a cursos online e a distância, isso nos deixa muito confusos na hora de se programar e escolher a melhor opção para nossa carreira.

Com o mercado aumentando nessa área existem cursos na área da saúde de todos os tipos e todos os jeitos e nem todos são confiáveis e o pior, são caros e a pior coisa é quando pagamos caro por algo que não aproveitamos.

Portanto na hora de escolher uma atualização ou um curso na área da saúde que te entregue valor consulte boas referências, saiba quem são seus colegas que ja fizeram o curso que você optou, quem são os professores que estarão a frente do curso e quanto de dinheiro você tem para investir nisso naquele ano e marque estes cursos na sua agenda para você tê-los organizados ao longo do ano e isso irá ajuda-lo na hora em que aparecer um curso que você acharia que seria bom fazer também mas não pode, pois ja se comprometeu e ja sabe o quanto poderia gastar com isso naquele ano.

Você pode se programar para outros cursos mais para frente. Organização é essencial para não agir por impulso e não ter dificuldades de agenda e financeira ao longo do tempo.

Tenha como foco e meta fazer cursos na área da saúde e na sua área de atuação ou em área que poderiam agregar serviços e valor dentro do seu mercado. Tenho certeza que isso irá fazer com que você se destaque e ganhe confiança e credibilidade de seus clientes e pacientes. Mais um conselho importante, não seja ansioso, tudo tem o seu tempo certo para acontecer. Sei que hoje a concorrência esta maior, o mercado de trabalho exige cada vez mais de nós profissionais, atualizações e novas ferramentas, mas a pergunta que você deve fazer a você mesmo é a seguinte: “Estou me esforçando?Estou entregando o meu melhor?”. Se você respondeu sim a essas 2 perguntas, esta no caminho certo.

Leia também como “Montar uma academia pequena ou Studio“aqui no Negócios de Saúde.