Todos nós que trabalhamos com prestação de serviço e temos um custo fixo precisamos entender que se por um lado não temos venda de produto, o que pode até acontecer em percentuais menores na sua academia, Studio, clinica ou consultório por outro lado a prestação de serviço de um profissional é limitada.

Por exemplo, se você é um Personal Trainer ou uma Nutricionista e consegue trabalhar doze horas por dia, você conseguirá atender uma quantidade limitada de clientes e isso irá lhe render uma quantidade limitada de dinheiro. Quando temos o nosso próprio negócio, o custo fixo e variável existe e isso faz com que a margem de lucro seja limitada também. Muitas pessoas acabam caindo na insegurança de continuar no seu negócio devido a essa limitação e muitas vezes sem perspectiva de aumentar sua renda e muitas vezes o seu lucro não compensa continuar se esforçando para levar o seu negócio adiante.

Hoje em dia conseguimos visualizar muitos esquemas de parcerias entre profissionais, onde dependendo da área de atuação um ajuda o outro a crescer, agregando valor e comodidade a vida das pessoas.

Se você tem uma casa onde paga um aluguel de dez mil reais por exemplo que trabalha sozinho, recebendo um lucro baixo devido ao custo fixo alto, uma boa opção seria agregar serviços que diminuiriam esses custos e consequentemente também poderia trazer mais clientes para o seu negócio.

Existem diversas maneiras onde você pode diminuir o seu custo fixo e aumentar o seu lucro. Uma delas é sublocar salas do seu estabelecimento para profissionais parceiros ou ate mesmo convidar profissionais parceiros como nutricionistas e fisioterapeutas e receber um percentual de atendimento, pois dessa forma incentiva a esses profissionais a estarem trazendo mais pacientes para dentro do seu negócio e alem de você receber um percentual de cada paciente ainda consegue ter a chance de fazer com que pessoas que não conhecem o seu negócio, passem a virar alunos e terem vantagens de ter dois profissionais em um mesmo lugar.

Outra ação para diminuir o seu custo fixo  e aumentar os seus lucros é comercializar produtos dentro do seu negócio, como por exemplo camisetas, roupas de ginástica, garrafas térmicas e outros acessórios que seria interessante ter a pronta entrega para o seu cliente.

Esse tipo de produto todos adoram, não tem um custo elevado e pode te ajudar a gerar mais lucro.

Ainda assim você tampem pode explorar o seu negócio proporcionado vivências diferenciadas aos seus clientes e pacientes. Por exemplo, uma nutricionista que tenha experiência em cozinhar e preparar pratos saudáveis e até mesmo um profissional de educação física que tenha um bom conhecimento técnico e possa levar cursos para outros profissionais dentro do seu negócio, acaba virando uma outra forma de expandir e gerar mais lucro.

Podemos ainda citar em ter empresas parceiras que apóia o seu negócio, como é o caso das assessorias esportivas que conseguem através do uniforme e barracas expôr a logomarca de empresas que pagam pela exposição nos treinamentos e em provas. 

Hoje muita gente quer o nome de sua empresa associada a bem estar e saúde, principalmente se você for referência no que faz.

Muitos negócios de saúde hoje tem sua pagina na internet ou blog onde também pode ser explorado de forma benéfica para quem cria esse tipo de serviço. Você pode utilizar espaços em sua página para promover esses parceiros e em troca disso seu custo fixo diminui.

Você viu quantas alternativas citei acima de como você pode fazer com que o seu custo fixo diminua e aumente a sua lucratividade? Pois bem, para isso tudo acontecer é necessário planejamento e estratégia, pois na hora em que você for apresentar o seu projeto a uma empresa por exemplo, instantaneamente eles pensarão na contra partida. O que eles podem te oferecer que possa gerar benefícios a sua empresa? 

A sua criatividade precisa trabalhar, pois a partir dai existem inúmeras oportunidades para você aproveitar, esse é um dos benefícios das pessoas que trabalham com prestação de serviço. Para isso acontecer é necessário trabalho duro, disciplina e foco para fazer com que as parcerias com outros profissionais e empresas vão pra frente.

Ja comentei aqui no Negócios de Saúde sobre a importância da empatia no ambiente de trabalho, lembrem-se que 80% do sucesso do profissional esta atrelado a empatia que ele desenvolve com outras pessoas e você como um líder vai precisar desenvolver isso para gerar aceitação e admiração de seus parceiros.

Leia mais sobre planejamento e gestão aqui no Negócios de Saúde. Leiam também “Trabalho em equipe: Saiba como direcionar” e “Saúde de Buda