Neste artigo falarei sobre a entrevista de seleção do profissional que irá colaborar em seu negócio e como você pode deixá-la mais prática e dinâmica. Muitas vezes o nosso principal erro é não saber estrutura de maneira assertiva essa entrevista e esquecer de alguns pontos muito importantes em todo o processo.

Tenho certeza que você quer ter ao seu lado uma equipe que tenha a mesma linha de conceito e propósito que os seus, não é mesmo? Para isso é necessário muita empatia com as pessoas que ficaram para a ultima entrevista de seleção do seu negócio. Depois que você transmite as 5 etapas para acertar na escolha dos colaborador da empresa (link interno), chega a hora de escolher os três que desempenharam melhor e destes três profissionais, escolher o que se encaixa melhor no carga da entrevista de seleção.

Este conteúdo que preparei a você foi baseado no que eu aplico no meu negócio, mas muita coisa você também pode encontrar na página do Sebrae ou ate mesmo fazendo alguns cursos em Gestão de pessoas, pois para você que trabalha diretamente com o público, é uma ferramenta incrível de gerenciamento.

Este roteiro tem dezessete etapas e todas elas foram especialmente estudadas para seguir um cronograma em que não deixasse escapar nenhuma informação que seria muito importante a você. Volto a dizer que independe de você ter o seu próprio negócio, essas informações são muito úteis caso você queira ingressar em uma empresa da área da saúde e desejar saber como funciona todo o procedimento de entrevista de seleção. Tenho certeza que essa ferramenta lhe ajudará a compreender e criar empatia com o profissional que irá lhe entrevistar.

Modelo de roteio de entrevista de seleção:

  • Quando receber oi candidato em seu negócio, tente criar um ambiente mais receptivo possível, em um local onde vocês não sejam incomodados e sem distrações externas, aconselho os celulares estarem desligados ou em “modo avião”. Procure saber se este candidato ja passou por alguma entrevista de seleção e como foi.
  • Fale sobre o seu negócio. Visão, missão e valores, como surgiu o seu negócio e os principais conceitos e explique todas as etapas da entrevista de seleção.
  • Com o currículo do profissional em mãos, confira junto a ele todas as informações pessoais e profissionais, confirme todos os dados para saber se não existe nenhum dado em conflito.
  • Diga ao profissional que gostaria de saber um pouco mais sobre ele, de forma sutil pergunte como foi sua vida escolar.
  • Muito importante saber também sobre sua vida familiar. Se é nascido naquela cidade, se é casado(a) ou solteiro(a), se tem filhos e sobre fatos de sua vida que marcaram alguns momentos importantes.
  • Alem de informações familiares é necessário informações sobre sua rede de contato. Redes sociais, que tipo de público frequenta, as amizades que mais lhe atraem. Por exemplo, você que é profissional da saúde e pretende contratar alguem que trabalhe com isso, não é de bom grado ter alguem em seu negócio que tem uma vida noturna agitado, em barzinhos e baladas, pois o circulo social desse profissional será muito destinado a esse público no qual não existe congruência ao tipo de atividade que ele iria exercer em seu negócio.
  • Caso seja solteiro(a), pergunte seus planos para o futuro e caso seja casado(a), quais seus planos familiares.
  • Quais são os seus hobbies nos momentos em que não esta trabalhando? É uma pessoa que gosta de esporte?
  • Quais os principais objetivos e metas profissionais e pessoais?
  • Por qual motivo resolveu se condidatar a vaga? Qual a sua motivação em fazer parte de seu negócio?
  • Sobre sua trajetória profissional: 

. Procure saber o que ele tem a dizer sobre o seu ultimo emprego e porque saiu?

. Qual a percepção dele em relação ao seu ultimo chefe e colegas de trabalho?

. Caso as pessoas que trabalhassem com ele fossem questionadas a seu respeito, quais seriam suas opiniões?

. Quais são seus pontos fortes?

. Em quais pontos precisaria melhorar?

. O que ele espera do seu negócio e o que mais o atrai?

  • Como ele acredita que pode contribuir para que o seu negócio ganhe mais dinheiro?
  • O que ele acha que determina o sucesso dentro de uma empresa?
  • O que ele acha que tem de diferencial de outros profissionais que foram entrevistados ate agora?
  • O que ele gostaria de acrescentar na entrevista que ainda não tenha sido acrescentado ou questionada e em que sua opinião seria importante mencionar?
  • Ouça muito o candidato e explique sobre o cargo que ele deverá ocupar caso seja o escolhido na entrevista de seleção: tarefas, horários, remuneração e benefícios que a empresa pode oferecer.
  • Responda as dúvidas caso o candidato tenha e agradeça a sua presença. Informe sobre as próximas etapas entrevista de seleção.

Você percebe que todas essas etapas tem uma sequência lógica? Na maioria dos negócios da área da saúde, como consultórios, clínicas, Studios e academias essa sequência não é respeitada devido a falta de tempo e organização de muitos profissionais. É compreensível que isso aconteça, pois na maioria das vezes os profissionais que são donos do seu negócio trabalham na gestão e no operacional e isso uma muito tempo do seu dia.

O que quero deixar claro que de qualquer maneira é muito importante tirar um tempo para estruturar esta entrevista de seleção para a saúde de sua equipe, pois assim você conseguirá ser mais assertivo em achar o profissional que mais se encaixa no cargo que você necessita.

Leia maios sobre produtividade e gestão aqui no Negócios de Saúde.