A Fisioterapia é uma profissão da área da saúde, relativamente recente, que tem ganhado espaço e conhecimento entre a população. A especialidade que trabalha com a estética, a Fisioterapia Dermato Funcional é muito conhecida entre as pessoas que querem reduzir medidas e trabalhar de forma preventiva

Fisioterapia Dermato Funcional: O que é?

Entende-se por Fisioterapia Dermato Funcional o conjunto de recursos físicos fisioterapêuticos para avaliação e intervenções em problemas do tecido epitelial.

Os tratamentos são realizados em sua maioria por meio de recursos terapêuticos, que são aplicados nas áreas de pele necessitadas, seja no rosto ou em outras áreas da superfície corporal.

Assim, o fisioterapeuta dermato funcional possui atuação em períodos pré e pós cirúrgicos de cirurgias como mamoplastia e abdominoplastia, e problemas de pele como acne, celulite, estrias, flacidez, manchas, entre outras.

Os recursos aplicados incluem uso de terapia manual, por meio de massagens redutoras ou relaxantes, drenagem linfática manual; tratamentos para limpeza de pele e peelings, e outros recursos como lasers de baixa potência.

De fato, esta modalidade da fisioterapia, reabilita a função da pele, mas também devolve a pele sua estética. 

Assim, existe a possibilidade de melhorar o bem estar e qualidade de vida mas também intervir sobre a autoestima e emocional.

Quais os benefícios dessa modalidade?

Muitos benefícios podem ser alcançados por homens, mulheres, idosos e jovens. Segue uma breve lista:  

  • • Redução de cravos e espinhas por meio da limpeza de pele.
  • • Melhora de manchas na pele com uso dos peelings.
  • • Redução de medidas e gordura localizada através da terapia manual e outros recursos eletroterapeuticos
  • • Rejuvenescimento de peles mais envelhecidas e com linhas de expressão.
  • • Reabilitação em pré e pós cirúrgico de cirurgias estéticas.
  • • Melhora de flacidez da pele.
  • • Combate a celulite
  • • Tratamento de estrias
  • • Melhora da circulação do sangue, redução do edema e do líquido retido.

Como me especializo em Fisioterapia Dermato funcional?

Se ainda não iniciou a sua graduação, o primeiro passo para atuar na especialidade de estética é realizar graduação em Fisioterapia. Na faculdade você aprenderá os primeiros conhecimentos básicos para atuação,  que inclui conhecimentos de anatomia, fisiologia, biofísica, biomecânica, recursos terapêuticos instrumentais e manuais.

Feito isso, você precisa realizar uma pós-graduação para especialização na área.  O curso possui duração em média de dois anos e aprofunda os conhecimentos da graduação, possibilitando melhor atuação.

Como é uma área recente e com grande potencial de inovação existe a necessidade de constante aperfeiçoamento, uma vez que dezenas de técnicas são lançadas no mercado e com resultados satisfatórios.

Como é o trabalho do fisioterapeuta dermato funcional?

Após o fim da graduação, é possível que você já tenha alguma capacidade para atuar na área. Porém após a especialização terá maior propriedade sobre o assunto. 

O fisioterapeuta dermato funcional atua principalmente em cínicas, pode ser consultório próprio ou de outros fisioterapeutas.

Um número menor atua em hospitais que realizam procedimentos estéticos ou relacionados a problemas de pele.

O tempo de trabalho é de 6horas diárias, sendo que o número de atendimentos pode variar de clínica para clínica.

É difícil começar a trabalhar na área?

Para quem deseja trabalhar com fisioterapia estética de forma fácil, pode iniciar como funcionário em uma clínica, para então abrir seu próprio negócio.

A opção de montar um negócio envolve locação do espaço, custeio  (se necessário) de adequações ao ambiente. 

E, custo com os recursos terapêuticos fototerápicos, quimioterápicos e físicos, como lasers, ultrassons, luz intensa pulsada, correntes elétricas, instrumentos para massagem, cremes, óleos, além de recursos específicos para serviços especializados que você irá oferecer.

Assim, a depender dos tratamentos estéticos que você deseja oferecer, poderá ter maior custo. Porém, pode ser uma área para potencial sucesso e retorno financeiro.

A competição pode existir na área, assim como existe em outras especialidades da fisioterapia

O atendimento ao cliente e a oferta de terapias recentes e com resultado também pode alavancar a sua clínica.

 Conclusão

O envelhecimento, como pode ser observado, é um processo evolutivo que é controlado por parâmetros individuais, se é que podemos observar tendências generalizadas. Nutrição e um estilo de vida saudável influenciaram positivamente na nossa renovação interior.

A luta contra o envelhecimento cutâneo e os distúrbios da beleza corporal são constantes na sociedade em que vivemos.

Quando existem ferramentas biológicas necessárias para ativar nosso próprio metabolismo, o profissional da terapia da beleza percebe a grande influência que pode exercer na pessoa que deposita sua confiança nela. 

Já no final da primeira sessão, pode-se sentir como algo realmente foi produzido, uma modificação interna que às vezes é impossível descrever. Mas o efeito da regeneração interna foi iniciado.

O poderoso efeito biológico, aliado ao imediatismo dos resultados em diversos tratamentos, somados à qualidade destes e à agradável sensação de relaxamento que é gerada converte-o em um cliente fiel, portanto  profissionais da fisioterapeuta dermato funcional tem espaço garantido no mercado de trabalho atual. 

Leia tambem sobre “Profissional de educação física:conheça sua atuação” e planejamento aqui no negócios de saúde. Leia tambem “Meditações da semana: melhore a sua saúde mental e alivie a ansiedade