Neste artigo vou falar um pouco sobre estratégia de planejamento e como você pode se diferenciar no mercado oferecendo qualidade, mas sem competir diretamente com os seus concorrentes. Entendam que o segredo não é fazer igual ou melhor do que eles, mas sim oferecer o que eles não oferecem, assim você sai dessa competição que não agrega valor a você nem a seus clientes.

Existem 3 características que podem te ajudar na hora de montar sua estratégia de planejamento para conseguir mais clientes, montar o seu próprio negócio ou até mesmo se reinventar dentro do cenário que ja atua a muitos anos, por isso precisamos ter a cabeça aberta para absorver informações e molda-las de acordo com nossa estrutura e metas.

Muitas pessoas acabam tendo essas 3 características instintivamente na hora de montar sua estratégia de planejamento, mas o intuito aqui é ajudar aquelas pessoas que precisam de um direcionamento para deixar sua marca mais consistente, ter de forma clara sua identidade e conseguir passar de maneira objetiva isso a seus clientes.

1- Foco – Toda estratégia de planejamento precisa ter foco. De nada adianta olhar o mercado e focar no que os outros fazem e continuar na guerra pela concorrência. Foque no que você acredita e em seus diferenciais. Levando isso ao nosso campo de Studio, consultório e clinica por exemplo. Foque em 3 características que você percebe que existe uma falha no mercado hoje, como diminuir a espera por um horário na agenda, ter mais flexibilidade de remarcação de reposições de alunos e flexibilidade no pagamento de mensalidades, são somente alguns exemplo que baseados neles você pode montar a sua “curva de valor”.

2- Singularidade – Quando estamos em uma concorrência onde por exemplo não existe o foco, acabamos perdendo identidade e fazendo com que a gente entre na guerra dos preços e não queremos isso, certo?

Quando você consegue resolver um problema do seu cliente que é característico de todos os seus concorrentes, como por exemplo reposições de aula e agenda e faz com que isso dê certo, a sua curva de valor se diferencia dos demais, fazendo assim com que você se torne referência para a concorrência 

3- Mensagem consistente – Nesse caso a mensagem precisa ser consistente, gerar confiança e credibilidade, mas acima de tudo verdadeira para não cair em descrédito e desinteresse.

No caso de Studio e clinicas essa mensagem pode ser passada através de visão, missão e valores de sua empresa, pois sabemos que é um pouco diferente. Isso é uma ótima estratégia de planejamento.

A maioria dos Personal Trainers, Studios e academias não vem acompanhados de um slogan, as grandes redes sim, elas tem um trabalho de marketing bem efetivo e faz com que se diferenciem no mercado, sejam as academias para públicos mais específicos como grandes redes Low Cost, o que poderia ser repensado, pois isso agregaria valor para todos.

Geralmente os Studios e clinicas tem o nome do profissional que ja era reconhecido pelo seu trabalho e acaba colocando seu nome para repassar confiança e credibilidade, pois foi isso que fez com que ele conseguisse se destacar, o que foi o meu case e trabalhei como uma estratégia de planejamento.

Mas independente do tipo de nome ou slogan, a mensagem precisa ser verdadeira, pois irá agregar um grande valor ao seu serviço.

Credibilidade e confiança são características muito importante nos negócios.

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