Neste artigo vamos falar um pouco de alguns erros que eu cometi e com isso aprendi melhor como fazer gestão de negócios

Você deve ter uma visão macro de tudo o que acontece e muitas vezes por esta falta de visão acaba entrando em um ritmo que faz com que não enxergue coisas simples e que faz toda a diferença na gestão de negócios.

1- Falta de Planejamento:

A grande maioria dos profissionais que atuam em nossa área não fazem um planejamento estruturado de crescimento a médio e longo prazo, tanto na questão financeira e como crescimento profissional. Sabemos que sem isso fica difícil ampliar o seu negócio

A elaboração de um plano de ação é fundamental para existir um controle de crescimento e propor metas ao longo do período estabelecido e fazer com que as chances de sucesso e prospecção aumentem.

Para que isso aconteça de forma estratégica vou pontuar alguns fatores importantes para você colocar em prática na hora de formatar seu planejamento:

  • Tenha indicadores dentro da gestão de negócios de expansão, ou seja, você como personal trainer ou que tem o seu próprio espaço precisa ter dados e informações de resultados para saber se ou seu negócio está crescendo ou não
  • Saiba que funcionam tudo o que acontece dentro do seu espaço, desde o atendimento até a elaboração de um programa de treinamento. Isso é importante para saber se existe alguma falha técnica ou de comunicação que possa ocasionar em problemas internos
  • Saiba quem são os seus concorrentes e o que eles fazem. Quando menciono isso não falo em moldar o seu negocio de acordo com a concorrência, pelo contrario, faça coisas que a sua concorrência não faz, explore novos campos, novos serviços e faça com que você vire referencia a concorrência 
  • Tenha metas de crescimento e principalmente de faturamento. Sabemos que o objetivo de toda empresa é gerar lucro, sem lucro vira uma instituição de caridade e isso é o que não queremos para o nosso negócio, muito menos entrar em uma guerra de “preço”, onde quem ganha é aquele que cobra mais barato e no final das contas é o que mais perde. As metas servem para você estipular prazos para crescer, pois se não sabemos para onde queremos ir, qualquer porta serve, não é isso?

Tenha em mente o conceito do seu negócio e o quanto isso agrega de valor a vida da pessoas. Qual a missão da sua empresa, o que ela preza, o que realmente ela entrega e se todos que trabalha ali acreditam nisso, pois a equipe precisa caminhar junto. Qual a visão do seu negócio ou você como personal trainer e por fim os seus valores, dessa maneira todas as pessoas que estiverem no seu espaço se conectarão ao seu conceito e se identificarão ou não.

Saiba quais são os seus pontos fortes e fracos e trabalhem encima disso.

2- Motivação da equipe:

Sabemos que hoje muitos profissionais precisam se conectar e se identificar com o ambiente onde trabalham, para isso o processo de identidade precisa ser claro e você como lider precisa ser o espelho desses profissionais . Precisa existir congruência nas atitudes e decisões e essas pessoas precisam fazer parte dos processos de decisão dentro do negócio. Quando nos sentimos importantes e com poder de decisão, ganhamos autonomia e segurança para expormos novas idéias, dar opinião e muitas vezes contribuir para o crescimento do negócio e da equipe.

Além disso, criar programas de gratificações e crescimento dentro da empresa é fundamental para se ter uma equipe duradoura 

3- Agregar Valor ao Serviço:

Com a competitividade e concorrência que existe em nossa área muitos profissionais acabam entrando na “guerra de preços” e esquecem do valor que podem agregar na vida das pessoas. A partir do momento que você vira chave e começa a colocar a sua criatividade para funcionar tudo muda. Pare de pensar com a cabeça de um técnico em treinamento fisico e pense em como o seu cliente gostaria de ser tratado, em que tipo de treinamento você poderia se especializar que muita gente não pensou, qual a vestimenta melhor para você se apresentar ao seu cliente, que tipo de comunicação você pode estabelecer com cada perfil diferente de cliente que você tiver, se você poderia ter mais flexibilidade em sua agenda da para remarcar aula de alunos que faltam, se você poderia de vez em quando mudar o ambiente onde seu aluno treina, enfim, tudo isso gera um valor muito grande a vida das pessoas e você sai da guerra de preço do mercado e entra em outro patamar.

4- Falta de investimento no pós venda 

Conheço muito profissionais que adoram vender. Eles são muito bons em conquistar novos clientes, fechar planos e pacotes, mas esquece do principal, os alunos que estão a muito tempo com eles. Esses sim são as pessoas com que devemos nos preocupar. Não digo que os novos clientes são insignificantes, pelo contrário, são muito importantes, mas para existir o crescimento, precisa existir retenção e isso acontece quando agregamos valor (ver item 3) as pessoas que estão conosco e conquistamos novos clientes para fazer parte deste grupo, pois de nada adianta conquistar novos clientes e perder clientes antigos por desmotivação ou falta de cuidado.

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