Hoje em dia sabemos da importância da gestão de pessoas e equipe e dos colaboradores que trabalham em uma empresa que lidam com pessoas ou mais ainda, prestação de serviços. Quando o mercado esta relacionado a vendas de produtos, mesmo que exista o tratamento pessoal com o cliente, esse mesmo vai ate o negócio pelo produto, claro que o atendimento e recepção faz toda a diferença, mas o foco principal é o produto e por mais que o atendimento não seja cinco estrelas, ele acaba comprando na maioria das vezes.

Com a prestação de serviço por exemplo, o cliente ou paciente se desloca ate o seu Studio, clinica ou consultório atrás do profissional com quem ele irá trabalhar, quem irá cuidar dele de alguma forma, ai o buraco é mais embaixo, pois a nossa venda esta atrelada ao tipo de serviço que você irá vender a ele e como fará isso.

Nesse caso vem a pergunta principal: Eu como dono do meu negócio consigo passar isso tudo ao meu cliente e consigo entender como trabalhar com ele, mas e a minha equipe, sabe? Sua recepção consegue entender os valores e identidade do seu negócio para repassar de forma orgânica isso a seus clientes ou pacientes? Os profissionais que trabalham sob sua supervisão tem os mesmos valores que o seu negócio? Fazem tudo de acordo com o que você acredita e gostaria que fosse? 

Para essa perguntas serem respondidas primeiramente você como dono do seu negócio precisa se perguntar duas coisas na minha opinião: As pessoas que trabalham no meu negócio estão satisfeitas em fazer parte desta equipe? Você como dono e gestor reconhece que os seus colaboradores são o grande diferencial do seu negócio?

Se você respondeu sim para estas duas questões, você esta no caminho certo!

Mas por que você esta no caminho certo? Porque quando uma empresa reconhece e cria condições para o desenvolvimento dos seus colaboradores de maneira pessoal e profissional faz com que esses colaboradores desenvolvam um elo de compromisso e gratidão com o seu negócio, pois eles sabem que não são somente mais um numero dentro do seu negócio, mas sim que são pessoas que podem contribuir para o crescimento do seu negócio através do desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes.

A partir do momento que você começa a entender isso dentro de sua empresa, fica mais fácil o processo de capacitação para criar condições e potencializar a capacidade de reter talentos em seu negócio. 

Vamos entender o conceito de gestão de pessoas e equipe em primeiro lugar: 

Gestão de pessoas e equipe é o conjunto de processos, práticas e ferramentas destinadas ao gerenciamento das pessoas no seu negócio”

Para organizar melhor as idéias e fazer com que você entenda como treinar alguém para o seu negócio, compartilho com você uma ferramenta que vai lhe ajudar muito nesse momento, chama-se “ciclo de gestão de pessoas”, ele é composto por cinco passos e tenho certeza que lhe dará um “norte” na hora de escolher e acompanhar o desenvolvimento de um colaborador.

Passo 1 – PROVIMENTO – Nesse passo será onde você irá escolher quem fará parte de sua equipe. Lembra do post sobre “Desenho de cargo”? Então, este é o primeiro passo.

Passo 2- APLICAÇÃO – Define as responsabilidades de cada pessoa em sua equipe, ou seja, dentro do desenho de cargo cada cargo tem suas funções e obrigações, defina isso, distribua as tarefas e faça avaliações periódicas de desempenho.

Passo 3- MANUTENÇÃO – Nesse passo é onde você vai determinar em como manter essa pessoa em sua equipe. Valor de salário, se existirá um plano de recompensa, se vale a pena investir em benefícios a essa pessoa.

Passo 4- DESENVOLVIMENTO – Como você irá preparar e desenvolver essas pessoas. Nesse momento entram as capacitações e o senso de desenvolvimento da sua equipe. 

Passo 5 – MONITORAÇÃO – Determina o que as pessoas fazem através de controles, produtividade e ferramentas de informação.

Esses cinco passos te ajudarão a compreender melhor todo o processo de ajustes e alinhamento.

Outra dica muito valiosa que posso dar a você. Delegue funções e de autonomia a sua equipe para poder desenvolver e trabalhar dentro de seu negócio.

Quando isso acontece, você gera segurança e confiança em seus colaboradores fazendo assim com que a produtividade da equipe aumente e você tenha mais compromisso por parte deles .

Proporcione poder de decisão a eles também, quando você sabe que faz parte de um processo e suas opiniões são bem vindas, sem duvida isso vai gerar um sentimento de responsabilidade maior em seu time.

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