Quando falamos sobre liderança sempre abrimos um campo de discussão bem amplo pois o conceito de liderança é muito pessoal e cada um tem um entendimento sobre o assunto. O que não podemos negar é que todos os líderes que conhecemos tem características muito parecidas e a grande maioria são pessoas que tiveram sucesso em suas vidas, alem de ser exemplo e espelho a muita gente.

Saiba que hoje se você realmente quer ter o seu próprio Studio ou academia, consultório ou clinica e ter uma equipe que se espelhe em você e realmente vista a camisa do seu time, você precisa pensar como um líder e esquecer aquele velho conceito de chefe.

Então vamos a algumas características que fazem com que esses lideres tenham muitos seguidores e pessoas engajadas em aprender e colocar tudo o que eles repassam em prática.

Pontuarei aqui somente algumas características que observei durante  anos de alguns profissionais que na minha opinião são líderes natos e me espelhei para construir e desenvolver as minhas características com o meu time.

. São pessoas que quando cometem um erro, pedem desculpas 

. São pessoas que valorizam Ideias sobre futuro e não feedbacks sobre o passado, pois o passado não se pode mudar

. São pessoas que não fazem promessas que não possam cumprir

. São pessoas que envolvem sua equipe em seu objetivo e desenvolvem um plano de ação

. São pessoas  que olham pra si e se auto desenvolvem para depois desenvolver a equipe

. São pessoa que escutam, pois sabem o quanto é fundamental a comunicação dentro de uma empresa e em suas vidas

. São pessoas observadoras

. São pessoas curiosas e sempre estão querendo aprender coisas novas

. São pessoas dedicadas, com disciplina e força de vontade

. São entusiastas, pessoas que apesar dos obstáculos estão sempre estimuladas e estimulando outras pessoas a crescer

. São pessoas corajosas, que mesmo sabendo e aceitando os riscos vão pra cima e colocam tudo o que aprenderam em prática

O processo de liderança nunca pode estar focado somente em mim por exemplo, mas sim no grupo, por isso que falamos sobre a importância de se desenvolver a empatia, um bom lider vai saber exatamente como funciona cada colaborador, saber suas debilidades e habilidades e trabalha-las da melhor forma. Uma coisa é certa, invista seu tempo e energia em pessoas que realmente se importam em estar em seu time, pois dificilmente as pessoas mudam se não quiserem, e se livre de pessoas tóxicas.

Com o tempo e estudando um pouco mais sobre Daniel Goleman aprendi que a liderança possui algumas etapas e muitas delas fui desenvolvendo por intuição mesmo, depois é que aprendi que existem algumas nomenclaturas e isso é muito interessante pois conseguimos entender de uma melhor forma e dar sentido aos nossos pensamentos e decisões. Essas duas etapas a seguir são importantes para você perceber como trabalhar da melhor forma em você e nas pessoas que estão ao seu redor.

  • Visão sistêmica – Que integra as partes 
  • Visão psicodinâmica – Relacionamento entre varias pessoas e por qual motivo elas agem de determinadas maneiras 

Esses dois tipos de visões vai fazer com que você enxergue de forma mais prática todas partes de um time, pois lider é aquele que consegue engrenar todos os componentes de uma empresa (máquina) para que ela faça sentido. 

“Para ter ótimos resultados é necessário estar em times de alta performance”, é o que mais temos escutado nos últimos tempos e isso somente será possível, se o ambiente é seguro e você expõe suas idéias, mas para isso o líder precisa proporcionar esse ambiente. Como disse anteriormente, ambiente de confiança se cria escutando e se comunicando, sem julgar, sem criticar, escutar de verdade e construir ideias entre o líder e sua equipe.

A escuta ativa e interativa faz com que tudo se alinhe e o grupo se empodere, foco e determinação para o mesmo lugar e no mesmo sentido e isso tudo só ganhará “corpo”e resultado se for implementado e fazer com que você e sua equipe assuma a responsabilidade de fazer dar certo.

Por final, quando aliamos uma boa inteligencia emocional, com empatia e bom senso a liderança se torna algo concreto 

Leia mais sobre produtividade e gestão aqui no Negócios de Saúde