Hoje pela manhã enquanto viajava no banco de trás do Uber, conversava sobre meta e objetivo com um amigo ao telefone e o mesmo me falava sobre a desmotivação com a corrida, pois nos últimos meses tivemos muitos dias de chuva e isso impossibilitava-o de correr, não estava conseguindo seguir a planilha pois havia mudado algumas coisas em seu plano alimentar e todos esses fatores reunidos estavam fazendo com que aos pouco ele desmotivasse do esporte.

Quando escutei tudo isso ao telefone, me identifiquei. Pois eu também assim como muitos ,desmotivo em situação onde percebo a falta de meta e objetivo aliados fatores externos que acabam impedindo de realizar minha programação de treinamento. Foi quando perguntei a ele sobre a meta ou objetivo que ele havia colocado para ele mesmo com a corrida ou que o treinador dele havia definido para ele e foi quando ele respondeu, “Não coloquei nenhuma meta e objetivo em meus treinos, pois como não preciso perder peso e não quero competir, utilizo a corrida somente para me manter saudável”. Nesse momento consegui identificar o principal fator que estava impedindo meu amigo e eu inclusive de dar continuidade na programação de treino, a famosa meta e objetivo.

Conheço muitos ex-atletas que abandonam a vida esportiva logo depois que param o esporte em que competiam pois ja não enxergavam mais graça em treinar por treinar, mas o fator principal não era esse e sim eles abandonavam pois não tinham uma meta e objetivo de longo prazo para cumprir, uma prova, um campeonato ou ate mesmo um desafio e aquilo tudo perdia o sentido para eles, mesmo sabendo que o esporte e exercícios físicos fazem bem a saúde e que poderia manter sua qualidade de movimentos e condicionamento treinando outras modalidades por exemplo.

Esse exemplo acabei utilizando pois é uma forma prática e que todos nós conhecemos sobre como você pode utilizar a meta e objetivo  para conquistar tudo o que você precisa. No caso da nutrição conheço inúmeras pessoas que colocam fotos de celebridades ou de modelos com corpos esculturais nas portas das geladeiras para impedir que tenha hábitos compulsivos de por comer ou na porta do armário para estimular a diminuir o número do manequim.

Isso é um estimulo visual a atingir uma meta e objetivo, mantem a pessoa motivada a atingir o seu objetivo principal, perder peso por exemplo.

No caso de você que é um profissional da área da saúde que pretende ter o seu consultório, studio ou clinica funciona da mesma forma. Primeiramente é necessário ter um objetivo, pois se você não sabe para onde quer ir qualquer porta serve, não é mesmo? Para te ajudar um pouco mais escrevi um artigo sobre estratégia de planejamento pois caso não tenha um objetivo, acaba ficando muito fácil se perder no meio do caminho e acabar desistindo por frustração ou falta de estimulo, exatamente igual as pessoas que iniciam e param um programa de treinamento pelo falta de não terem” um objetivo claro com isso.

Depois que este seu objetivo esta muito claro e escrito no papel, pois isso precisa estar anotado e você precisa ler quase que diariamente para que nunca se esqueça o porque começou a trabalhar tanto neste seu projeto, você precisa começar a estabelecer algumas metas.

Essas metas podem ser de pequeno, médio e longo prazo para que você consiga aos poucos de acostumar com novos hábitos e isso acabe fazendo parte do seu dia a dia.

Costumo usar o exemplo do fumante. A pessoa que fuma dois maços de cigarro por dia dificilmente conseguirá parar de fumar do dia para a noite, será necessário um processo de “desmame” . Na primeira semana ela vai fumar um maço e meio, na segunda semana vai fumar um maço e assim por diante. Isso tudo aconteceu porque ela colocou pequenas metas no dia a dia dela que possibilitaram fazer com que aos poucos ela alcançasse o objetivo principal dela que é parar de fumar.

Com o seu negócio será a mesma coisa, depois que o objetivo esta claro, você precisa começar a traçar essas metas de acordo com o objetivo que você marcou para daqui a “x” tempo.

Veja quais são as metas de curto prazo que você pode começar a executar, metas de curto prazo devem ser pequenos passos, um por um, que vão te levar ao topo em algum momento no futuro, ou seja, te ajudarão a alcançar suas metas de longo prazo, pense nas metas que você sabe que irá demorar um pouco mais de tempo e coloque isso como metas de médio prazo, onde você sabe que precisará de um pouco mais de tempo para realizar, mas que as metas de curto prazo lhe darão o suporte para realizar e por fim as metas de longo prazo , por exemplo que pretendo ter um crescimento de “x” por cento no final de 2019. Para isso acontecer você precisa executar muitos processos antes que irão possibilitar esse resultado.

Portanto, sabemos da importância de estabelecer metas e objetivos a nossos alunos, pacientes e clientes, mas o mais importante sermos produtivos e aplicarmos isso para nós mesmos e fazer com o que o nosso negócio prospere.

Leia mais sobre gestão, produtividade e planejamento para profissionais da área da saúde aqui no Negócios de Saúde. Separei uma matéria que vai te ajudar a entender um pouco mais sobre esse tema “Metas e Objetivos: Qual a diferença?”