Neste artigo vou falar sobre algo que assombra muitos profissionais, a motivação profissional . Quando menciono motivação profissional, falo sobre a importância de você ter criatividade para criar e inovar. Desde um novo ambiente em seu espaço como um novo serviço ou ainda aprimorar sua metodologia, mas para isso precisamos estar motivados e inspirados, mas como conseguiremos estar sempre inspirados diante de tantos acontecimentos internos e externos que estão acontecendo o tempo todo a nossa volta?

Quem tem o seu próprio negócio sabe das dificuldades que todos nós enfrentamos. Contas para pagar, o contato direto com o paciente ou aluno, a burocracia que envolve ter o seu próprio negócio, e para quem é autônomo, o cansaço de trabalhar muitas horas por dia e equilibrar vida profissional e pessoal, enfim, é necessário uma motivação profissional muito grande e que tenha um significado muito importante para você para que todo esse esforço valha a pena, não é mesmo? 

Depois de estudar um pouco sobre o comportamento humano, ate mesmo porque eu trabalho com pessoas 90% do meu tempo, comecei a entender que tudo o que fazemos tem um propósito pessoal ou profissional por de trás de todo esse esforço.

Separei dois tipos de inspiração que tenho certeza que vai ajudar a melhorar sua motivação profissional e identificar o que te move e fazer com que isso acabe gerando cada vez mais força de atuação e inspiração para atingir os seus objetivos, de qualquer natureza.

O primeiro de todos são os sonhos, saiba identificar quais são os seus sonhos, pois isso vai te ajudar a ter mais clareza, por exemplo, ser um profissional melhor? Conquistar sucesso profissional? Comprar um apartamento? Viajar dois meses por ano? Ter mais liberdade para curtir a família?  Sempre bom ter de três a cinco objetivos pessoais ou profissionais anotados e se aprofundar neles. Como eu sempre digo, tenha tudo escrito de preferência em um caderno ou bloco de notas, pois você poderá ler sempre e se lembrar do seus sonhos. Se possível fale em voz alta pra você mesmo, pois quanto mais repetimos para nós mesmos, mais ficam impregnados em nossa mente nossos desejos e vontades. Tendo esta lista você vai focar mais o seu tempo nas suas tarefas e perderá menos tempo com distrações.

O segundo seria uma outra lista com as pessoas que nos inspiram a perseguir os nossos sonhos. Por exemplo um filho, muita gente diz que quando nasce o primeiro filho muita coisa e os objetivos dessas pessoas mudam bastante, pois elas querem trabalhar e batalhar por esse novo membro da família tão amado. Portanto, faça uma lista das pessoas que o inspiram a ser melhor, a querer evoluir como profissional e ser humano. 

Se sacrificar por algo maior para outra pessoa, como por exemplo pessoas que vieram de origem humilde e os pais não tiveram condições de adquirir uma casa própria e através do trabalho essas pessoas almejam dar uma casa para esses pais. 

Podemos considerar que os sentimentos também movem inspirações e objetivos, nesse caso o amor é fruto de todo esforço e dedicação.

Independente de qual for o seu sonho, objetivo ou metas, comemore sempre quando conquistar alguma coisa. Se o seu sonhe é ter o seu Studio, consultório ou clinica e você ainda não conseguiu, mas esta aumentando o seu número de alunos ou pacientes, comemore, pois você esta no caminho, você esta construindo e mesmo que pareça que nunca vai acontecer faça uma retrospectiva de sua trajetória todo ano. Analise e reflita os seus últimos doze meses, quais foram as portas que abriram para você, as oportunidades que você soube aproveitar, as indicações que teve pelo ótimo trabalho que vem desenvolvendo ou o quanto financeiramente cresceu neste ultimo período. Se o saldo de todos estes questionamentos for positivo, comemore e tenha certeza que se manter neste caminho colherá ótimo frutos.

Cada degrau é importante para o aprendizado, faz parte arriscar e errar, mas o mais importante é aprender com o erro, voltar atras e fazer da maneira correta. Isso faz com que você amadureça profissionalmente, se torne uma pessoa anti frágil e consiga utilizar das dificuldades para alavancar o seu sonho.

Por isso comemore a cada vitória, fará com que você saiba o quanto valeu a pena passar pelas dificuldades e aprender com elas

Os meus sonhos sempre estiveram conectados com o meu propósito de vida, levar qualidade de vida e saúde as pessoas e hoje consigo manter o equilíbrio em muitos aspectos em minha vida profissional e pessoal, mas nem sempre foi assim, mesmo assim eu sabia que um dia teria esse equilíbrio. Fui atras do meu sonho e aos poucos vou conquistando e evoluindo fazendo com que minha motivação profissional esteja sempre conectada com minha missão.

Leia também “Como atrair mais clientes” e “Cuidado com os 3 D’s: Dúvida, desânimo e desistência” aqui no Negócios de Saúde. Leia também “O que é felicidade” no Blog zen