As parcerias na a minha visão e experiência de quase 10 anos trabalhando como Personal Trainer e proprietário de um Studio de treinamento individualizado é uma das  coisas que mais investi tempo e dinheiro. Mas por que nós profissionais da área da saúde precisamos pensar em parcerias associadas a nosso nome? Porque serão essas parcerias que irão indicar você e sua equipe para seus clientes.

Quando falo sobre parcerias não quero dizer em algo que somente um ganha, mas sim quando algo é bom para os dois, por isso se chama parceria, precisa existir uma contrapartida.

Vamos citar um exemplo. Uma nutricionista que tem um consultório e receita algumas fórmulas para o seu paciente em um tratamento, possivelmente esse paciente precise de uma farmácia de manipulação para fazer essas vitaminas. Não estou falando sobre acordos comerciais e financeiros entre as duas empresas, mas sim sobre confiança no trabalho entre as duas empresas. Quando isso existe as duas saem ganhando, pois a nutricionista indica a farmácia de manipulação e a farmácia de manipulação também indicará a nutricionista pelos bons resultados que vem demonstrando em seus pacientes.

Outro exemplo que podemos citar de parcerias são entre a academia e a loja de suplementos alimentares. Todos nós sabemos que apesar de ser a nutricionista quem receita suplementação as pessoas que querem resultados diversos nas academias e Studios, a grande maioria dos alunos perguntam aos professores onde eles poderiam comprar esses suplementos alimentares. Quando existem as parcerias, onde sabemos que o publico que procura nosso serviço é o mesmo que consome suplementos fica mais fácil de conseguir novos clientes, e isso se extende as clinicas de fisioterapia.

As parcerias são fundamentais para multiplicar o seu negócio e alavancar o seu tempo livre. Essas parcerias que citei acima são parcerias que complementam nosso trabalho e criar mais oportunidade de negócios entre as empresas. 

Ao longo dos anos fui percebendo que os meus parceiros deveriam ser empresas que trabalhavam com o mesmo publico que eu trabalhava , pois isso faria com que eu realmente conseguisse fazer com que aquela pessoa que viesse indicada por um médico por exemplo, começasse a treinar conosco. Se por um acaso fosse um publico diferente do que eu estou acostumado a trabalhar automaticamente não daria certo, pois seria outro perfil de cliente. Portanto, antes de fazer parcerias com outras empresas analise se esta empresa tem o mesmo perfil de clientes que o seu consultório, clinica ou academia.

Quando comecei a perceber que as parcerias eram muito importantes para o meu negócio, mas que ao mesmo tempo iria precisar dedicar muito tempo marcando reuniões, visitando esses clientes e pensando nessas parcerias, resolvi investir e contratar um relações públicas que faz todos esse trabalho pela minha empresa. Portanto hoje pontuamos quais as empresas que tem o mesmo perfil de nossos clientes para fazer novas parcerias.

Você pode separar as parcerias em duas categorias. Parceiros pontuais e parceiros estruturais. Os parceiros estruturais são aqueles que estão com você em tudo o que você faz, você divulga ele e vice versa, pois vocês estarão sempre indicando ou ao outro através dos serviços de cada um de vocês. Por exemplo, temos um evento de corrida anual em minha cidade e pelo fato dessa prova ser bem tradicional e envolver muita gente, temos uma parceria estrutural com um restaurante que sempre após a prova fazemos a confraternização dos alunos naquele local, pois o ambiente é bom, a localização também e o publico que costuma consumir nesse restaurante é o mesmo que se exercita no meu Studio. Existem também as parcerias pontuais, como por exemplo, no meio do ano farei um aulão com meus alunos e gostaria de presentear com um brinde a equipe que ganhar nesse aulão. Posso contactar uma loja de roupas de ginástica ou suplementos alimentares e pedir algum produto em troca de divulgação da empresa em nossas redes.

O fato de ter umas equipe multidisciplinar em minha empresa com fisioterapeutas e nutricionistas caracteriza uma parceria estrutural, pois consigo oferecer aos nossos alunos mais opções para cuidar de sua saúde por um valor diferenciado e o melhor de tudo, com uma comunicação entre os profissionais que trabalham no mesmo local. Portanto, se um aluno nosso esta passando pela fisioterapia e necessita fazer um trabalho de reabilitação com o Pilates ou de fortalecimento muscular, podemos oferecer isso tudo em um mesmo local, pois esses profissionais conhecem e confiam no trabalho da equipe que atua no Studio.

Portanto, sempre que você pensar em forma novas parcerias, procure empresas que atendam o mesmo público que o seu, procure empresas de confiança e credibilidade pois o seu nome estará associado a esta empresa e pense quais os benefícios que você como profissional ou empresa pode oferecer a esse seu novo parceiro.

Como disse anteriormente, parceria é quando as duas empresas ganham e se beneficiam com o trabalho um do outro. Saiba o que ela pode oferecer a você, mas saiba também como você pode ajudar este parceiro para que seja duradouro e uma relação de confiança.

Saiba também “Como empreender na área da saúde” aqui no Negócios de Saúde alem de produtividade e planejamento. Leia também “Como formar parcerias de sucesso