Saiba tudo sobre planejamento estratégico e ainda, todos os passos necessários para montar o seu Studio 

O planejamento estratégico, nada mais é, do que um plano de ação voltado para o âmbito empresarial. Como assim? 

Nos dias atuais, poucos são aqueles que planejam e não apenas reagem quando determinada ação deve ser tomada. E no nível coorporativo isso também ocorre.

Por isso, o planejamento estratégico vem para suprir essa necessidade de visão empresarial. Logo, o mesmo irá fornecer o objetivo final e os meios para chegar até o seu objetivo.

Na prática, por exemplo, é necessário aumentar o número de vendas de planos no seu Studio em 5 anos. Os passos para realizar isso é aumentar o público, participar de curso “X” no próximo ano para expandir o Studio…

Assim, o planejamento estratégico vem como uma ferramenta que permite alcançar uma meta que a própria empresa estipulou para crescer

Portanto, saber montar um planejamento estratégico, assim como cumpri-lo é de grande ajuda na hora de colocar a empresa no trilho e leva-la onde o empreendedor sempre sonhou.

Nesse post, irei mostrar tudo o que deve ser levado na minha opinião em consideração na hora de montar o seu planejamento estratégico.

Montagem de um planejamento estratégico de sucesso

Para montar um planejamento estratégico é importante ser realista e levar tudo em consideração, assim como abraçar os colaboradores para sua causa. 

O planejamento estratégico só vai ser possível se em cada etapa você aproveitar o seu tempo e ser sincero como você mesmo e com sua equipe.

Etapa 1: Conhecendo sua empresa

Essa etapa é o pilar de todo o planejamento estratégico. E por isso é muito importante.

Antes de começar a montar o seu plano de ação, algumas informações devem estar bem definidas, entre elas a razão da existência da empresa, bem como qual o seu objetivo futuro, onde você deseja levar a sua empresa e por fim quem vai te ajudar a alcançar esse objetivo.

Depois que você descobrir as informações acima, é hora de pensar na empresa como um todo. 

Por isso, a missão da sua empresa, bem como o sonho e os valores da mesma devem ser pensados e assim todo o planejamento estratégico levará em conta esses fatores.

Tenha em mente o seu quadro de colaboradores, se eles não apresentam um comportamento a altura dos valores, sonhos e missão da sua empresa, talvez não devessem estar no quadro.

No momento de colocar as informações no papel, também pode ser uma boa idéia refletir se a missão do seu Studio é válida e se apresenta algum diferencial que permita um destaque no mercado.

Etapa 2: Começando a montar as estratégias

O próximo passo é traçar os objetivos que querem ser atingidos com o planejamento estratégico

Divida-os em objetivos para cada área do seu Studio: administrativos, finanças, RH, etc.

Leve em consideração que os seus objetivos traçados devem ser mensuráveis, específicos, relevantes e alcançáveis em determinado período de tempo que você estipulou.

Após isso, é preciso montar o plano de ação, com cada ação a ser dada para atingir o seu propósito.

Etapa 3: Buscando ajuda

É claro que você não pode realizar um planejamento estratégico completamente sozinho. Por isso, é hora de buscar ajuda. Apresente o seu planejamento para todos os setores da empresa, no caso de um Studio sabemos que não existem diversos setores, mas talvez a ajuda de especialista de fora como o Sebrae e outras empresas de consultoria seriam uma ótima opção.

Na hora de apresentar, foque em cada área, assim como objetivo para o departamento. Não tenha medo de demorar a apresentar.Por exemplo, caso no seu Studio tenha pilates, separe isso como um departamento, se tiver fisioterapia, separe como um outro setor. Depois disso pense neles como se fossem serviços fora do seu Studio e estabeleça algumas metas e objetivos Passar as informações muitas vezes pode ser demorado e é necessário tempo para compreender as ideias, portanto separe um tempo pra isso.

Utilize também de ferramentas visuais como apresentação de slides ou projeções de PowerPoint, assim é possível atingir uma melhor visualização.

Além disso, no momento de apresentar mostre o planejamento completo, assim, todos saberão que o esforço deve ser realizado em conjunto para atingir os grandes objetivos.

Etapa 4: Arregaçando as mangas

Pronto, essa é a etapa final do planejamento estratégico, sua execução. É hora de começar a trabalhar.

É importante frisar que a execução será um esforço em conjunto, por isso, incentivar a montagem de um plano de ação individual pode ser uma ótima ideia, assim o colaborador estará organizado e em vista das etapas necessárias para atingir o pequeno objetivo que depende exclusivamente dele.Além disso, é preciso atenção as etapas para o objetivo final, um passo de cada vez e é possível chegar lá.

Não se afobe tentando cumprir todas as etapas nesse momento, respeite o tempo estipulado no momento do planejamento, embora se tornar proativo seja uma coisa boa, realizar uma ação pela metade terá consequências ruins no final do planejamento.

Conclusão

O planejamento estratégico é uma ótima ferramenta para as empresas. Com o objetivo de visualizar as condições da mesma, assim como os objetivos e sonhos, o planejamento estratégico apoia o crescimento da empresa.

Contudo, existem algumas características provenientes do planejamento que devem ser levadas em consideração, tais como: esforço em equipe, afinal a responsabilidade será de todos os colaboradores para atingir o objetivo final; é preciso procurar informações e aumentar o conhecimento; apresenta uma visão de futuro, bem como vantagem competitiva; é necessário supervisionar cada etapa de execução e muitos outros fatores.

Porém, nenhum fator listado afeta o fato de que montar um planejamento estratégico será muito benéfico. Utilize minhas dicas e monte o seu, pois cada Studio tem as suas particularidades e necessidades.

Indique nos comentários o que você achou das minhas instruções instruções e se você construirá um planejamento estratégico em breve.

Leia também sobre planejamento e “Como escolher sua especialização profissional” aqui no Negócios de Saúde. Leia também “4 estratégias para reduzir a ansiedade“.