Você ja ouviu aquele expressão que diz “Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer porta serve”? Pois então, neste artigo falarei um pouco sobre isso.

Quando sentamos para estruturar nossa vida profissional quer seja você um autônomo ou ja tenha o seu próprio negócio, é muito importante saber o rumo e a direção que quer tomar, onde quer chegar e como você faz para isso se tornar algo concreto e com uma base sólida.

Por experiência própria de mais de dez anos atuando como Personal Trainer e a nove anos com dois Studios de Treinamento Personalizado e uma assessoria Outdoor, asseguro você de que será necessário você se programar e se planejar caso realmente queira chegar onde pretende.

Ter um objetivo é extremamente necessário para traçar metas de curto, médio e longo prazo, afim de que todas as suas ações ao longo do tempo tenham bons resultados para alcançar o objetivo final.

O plano de ação ele vem depois que você fez o seu planejamento e elaborou os seus objetivos. Até mesmo depois que você abre a sua academia, Studio, consultório ou clinica é importante você restabelecer novos objetivos, pois o mercado muda o tempo todo e trabalhamos em fases sazonais. Não fazemos assim também com nossos clientes para eles não perderem a motivação? Pois bem, no nosso negócio é necessário sempre reestabelecer objetivos e formar plano de ação para chegar la.

Vamos a definição do que seria o plano de ação para que você entenda como funciona e como você pode utiliza-lo em seu dia a dia.

Plano de ação = O plano de ação é uma ferramenta de gestão que utilizamos muito para acompanhar as atividades necessárias para atingir um resultado que foi estabelecido ou determinado. No plano de ação você estabelece prazos para execução de suas tarefas, define as pessoas que ficarão responsáveis por tais tarefas e acompanha os resultados.

Por exemplo, em 2018 lançamos um produto chamado “21 dias sem açúcar”. Sentamos e planejamos como funcionaria todo o processo, desde o inicio do projeto, os nossos planos de ação e execução.

Depois que montamos e organizamos tudo, reunimos as pessoas interessadas em um grupo de WhatsApp , ao todo eram cento e trinta pessoas participando, algumas de nossa cidade, pessoas do estado de São Paulo e outras de fora do Estado. Portanto, a melhor maneira de acompanhar essas pessoas seria através desse grupo. Mas como fizemos nosso plano de ação sendo que muitas dessas pessoas nunca vimos na vida? Exatamente nesse momento é importante o planejamento, pois caso contrário tudo se perderia e as chances de cair em descrédito ou ate mesmo de não dar certo seriam muito grandes. Para isso o nosso plano de ação foi elaborar todos os dias durante esses vinte e um dias informações, dicas, artigos, livros e acompanhar o dia a dia dessas pessoas pedindo feedbacks e propondo tarefas, entrando em contato e motivando a continuar através de nossas ações. Ao final do projeto onde iniciamos com cento e trinta pessoas, ficaram ate o final cento e dezenove pessoas, a maioria teve ótimas experiencias relatando perda de peso, melhora no estilo de vida, qualidade de sono, humor e outros benefícios que nos relataram ao longo do período. Ao final dos vinte e um dias, reunimos essas pessoas em um evento para que pudessem trocar experiencias e informações sobre essa experiencia que vivenciaram. Alem disso fizemos uma aulão para essas pessoas, pois muitas delas começaram a fazer exercicios fisicos devido a começar ingerir menos açúcar e isso motiva-las a cuidar mais da saúde. 

Portanto, quando elaboramos o produto “21 dias sem açúcar” fizemos o planejamento de como seria este produto, traçamos os nossos planos de ação, acompanhando os resultados, deixando tarefas para cada um de nós executar, estabelecendo prazos de execução e mostramos resultado. 

Este foi um exemplo prático do meu dia a dia, mas você pode transportar isso para a sua realidade e trabalhar encima disso. O mais importante é você iniciar e saber onde quer chegar, pois o que mais acontece são pessoas iniciando um projeto e abandonando pela metade pois não se planejaram e com o tempo se desmotivaram em continuar. Devemos comparar nossos projetos como uma maratona, sabemos que são projetos de longo prazo na maioria das vezes e sabemos que muitas vezes vamos sentir vontade de desistir no meio do caminho pelo cansaço, desanimo ou por pessoas que irão nos desmotivar o tempo todo, mas se você tem certeza que é isso que você acredita e que tem potencial, esses obstáculos serão alavancas que te projetarão pra frente e você irá cruzar a “linha de chegada”, basta se esforçar e querer.

Faça o seu planejamento, estabeleça o seu objetivo e elabore o seu plano de ação. 

Vou colocar aqui neste post mais algumas dicas básicas para você se orientar a montar o seu plano de ação, tudo bem?

  • Objetivo geral que você pretende com o seu plano de ação, ou seja, la na frente o que você quer alcançar?
  • Lista das atividades que deverão ser executadas, ou seja, tudo o que você e as pessoas envolvidas nisso precisam fazer para executar esse plano
  • Data de início e fim de cada atividade listada
  • Quanto você irá gastar em cada atividade, caso haja custo
  • Quem são as pessoas responsáveis por cada atividade do plano de ação

Leia mais sobre planejamento, gestão e produtividade aqui no Negócios de Saúde. Também leia a matéria ‘Você é sua melhor versão?‘.