A principal dúvida da maioria dos profissionais de qualquer área é a de como irá começar a elaborar o seu plano de negócio e tirar as idéias do papel  para começar a enxergar o desenvolvimento do seu negócio.

Neste artigo sobre como elaborar um plano de negócio, vou explicar como você pode elaborar e iniciar o seu baseado em suas idéias. O meu plano de negócio elaborei de uma maneira instintiva, pois na época não tinha todas essas informações que vou repassar a você, por isso tive o objetivo de ajudar a todos com esses artigos no Portal Negócios de Saúde, para fazer com que você “corte caminho” nessa jornada do empreendedorismo.

A informação que você precisa saber é a de que o plano de negócio desenvolvido por você é um valioso instrumento de planejamento. Será uma ferramenta que você irá acompanhar e consultar muitas vezes, por isso faça de maneira objetiva. Como elaborar um plano de negócio vai precisar que você avalie todas as informações que coloca nele pois o seu principal objetivo é identificar se vale a pena abrir , ampliar o seu negócio ou manter da maneira que está.

O mercado muda o tempo todo e devemos ter essa consciência, todo o tempo surgem novas oportunidades, tendências e ameaças, por isso adapte o seu planejamento a essa realidade. Faça todo o seu plano de negócio a lápis, pois por muitas vezes você terá de apagar e reescrever para ajustá-lo, consulte-o de tempos em tempos.

Empreender é sempre um risco, por isso devemos ter ferramentas que nos auxiliem a fazer isso de forma consciente.

O plano de negócio não será a sua garantia total de sucesso, mas irá ajuda-lo a traçar um “norte” e fazer com que você não desvie sua atenção dos objetivos.

Vamos falar um pouco do inicio de como elaborar um plano de negócio segundo o meu dia a dia e algumas informações que obtive fazendo curso com o Sebrae, consultorias empresariais e vivenciando no dia a dia diversas situações que muitos livros não nos ensinam.

A dica inicial deste artigo será para você elaborar um “Sumário executivo”. Esse sumário deve conter as principais informações de cada sessão e o resumo do seu negócio e uma breve descrição da empresa.Lembre-se de focar na sua área, por exemplo se você pensa em abrir um consultório de nutrição ou uma academia, as informações devem ser direcionadas a esse segmento.

  • O que é o negócio e os diferenciais competitivos da empresa
  • Missão da empresa, ou seja, a razão pela qual ela existe, o motivo pela qual foi projetada
  • Perfil dos empreendedores
  • Produtos, serviços e principias benefícios
  • Segmentos de clientes, ou seja, qual o público específico que a sua empresa irá atingir
  • Localização da empresa
  • Investimento total que você utilizará na empresa
  • Indicadores financeiros
  • Forma jurídica
  • Enquadramento tributário

Todas essas informações são básicas e necessárias para deixar o seu sumário executivo o mais claro possível, mas mesmo assim tem muita gente que sente dificuldade em elaborar o seu sumário e para isso vou pontuar cinco conceitos básicos de como você pode montar o seu e deixa-lo da maneira que precisa para moldá-lo ao seu negócio.

1- O seu sumário precisa ser simples e conciso, no máximo três páginas ou cinco minutos de leitura. A partir do momento que você tem muita informação e fica dificil de absorvê-las a tendência de deixar de consultar é maior, portanto deixe de maneira que seja de fácil acesso e compreendimento

2- Desperte o interesse de quem lê – faça com que o seu negócio seja atrativo as pessoas, pois serão elas que irão consumir o seu serviço, lembre-se dos diferenciais, pois hoje muita gente faz a mesma coisa e poucos se diferenciam. Tenha isso em mente

3- Transmitir o profissionalismo da empresa – Ainda mais se falando na área da saúde isso é fundamental. As pessoas querem entregar sua saúde nas mãos de pessoas competentes e que saibam o que estão fazendo, por isso seja o mais profissional possível.

4- Destacar as conclusões mais importantes – Essa informação precisa ser bem objetiva

5- Fornecer uma visão geral e bem clara do seu plano de negócio, pois as pessoas que lerem essas informações precisam entender do que se trata o seu negócio.

Muitas outras informações você pode obter no próprio site do Sebrae, ou ate mesmo em leituras mais especificas sobre empreendedorismo. Um livro que recomendo chama-se “A estratégia do Oceano Azul” de Reneé Mauborgne e W. Chan Kim que aborda exatamente a maneira como se diferenciar do mercado de trabalho da concorrência e desbravar oceanos azuis, saindo da sangrenta batalha da concorrência.

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