Tudo o que você precisa saber sobre motivação na academia e como treinar sua mente para não desanimar com os treinos físicos!

Muitos buscam um trabalho diferenciado para perder peso, ganhar mais saúde ou melhorar sua forma física. Contudo, a motivação para ir à academia não dura muito tempo e assim, após algum tempo a maioria das pessoas desanimam.Acredito que muitos fatores externos são responsáveis por isso e que nós profissionais da saúde não temos controle sobre tudo o que acontece no dia a dia de nossos clientes/alunos.

Por isso, nesse post irei esclarecer o principal fator desmotivador e ainda, como você pode trabalhar a mente do seu cliente para manter a sua motivação na academia.

Principal desmotivação para ir à academia

O fator número 1 na minha opinião que leva as pessoas a pararem de ir à academia é o cansaço sem resultado. Como assim?

Muitos buscam a academia com uma ideia ilusória na cabeça de que com 2 ou 3 meses conseguirão um físico perfeito como dos treinadores ou mostrados nas redes sociais por influenciadores.Assim, pegam diversos exercícios diferentes, exigem muito do corpo, começam a perder peso, estacionam e desistem.

Por isso, é preciso compreender que a motivação na academia deve ser baseada em um fator consistente e realista, por exemplo, “Estou motivado e irei a academia para encontrar o melhor estado físico possível para o meu corpo”.Ou ate mesmo colocar como um objetivo de médio a longo prazo constituir uma ótima forma fisica, mas se desafiando em pequenas metas ao longo desse período. Por exemplo: No ultimo mês o seu cliente progrediu nos exercícios de Cardio e você pode desafia-lo aumentado o volume ou intensidade.

Cada indivíduo apresenta um biotipo e devemos respeitar essa individualidade biológica, as informações e conhecimento são muito importantes para gerar um relacionamento de credibilidade e confiança entre você e seu aluno

Além disso, a variação de exercícios e metodologia de treino precisam ser consistentes e direcionadas ao objetivo do seu cliente. O ideal é você observar e identificar o que mais se adequaria a esse cliente afim de mantê-lo sempre motivado durante os treinos.

Treinando sua mente para uma maior motivação na academia

Existem alguns pensamentos e ideias práticas que podem ser postas em prática para manter uma alta motivação na academia

Por isso, irei explicar algumas delas que aplico para ajudá-lo a manter a motivação na academia.

1-    Pequenos passos, objetivos e metas

Uma das melhores ferramentas relacionadas à produtividade é a construção de metas e objetivos divididos em cada passo necessário para atingir o seu objetivo final.

Assim, para manter a motivação na academia também é possível incluir essa ferramenta. Escale seu objetivo motivacional em diversos outros.A cada passo e objetivo que você for capaz de atingir, recompense-se. Afinal, você trabalhou duro, persistiu e merece se orgulhar disso.Mas essa recompensa não pode vir em algo que possa sabotar essas conquistas como por exemplo, uma pizza. Se presenteie com um livro, um presente que faça você lembra o quanto valeu a pena

2-    Academia como rotina

Uma motivação na academia também pode demandar outra visão do estabelecimento.

Assim, inclua a ida a academia como uma atividade rotineira, considerando um horário fixo, os Studios em geral ajudam muito a criar essa rotina, pelo fato de trabalharem com dias e horários fixos, o que tornará a ida para a academia mais uma atividade necessária ao seu dia a dia, assim como escovar os dentes ou tomar banho

3-    Conheça o seu corpo e seus limites

É muito importante conhecer os limites do seu aluno. Ja tive experiências de alunos super motivados e que se matricularam para treinar todos os dias, pois gostaria, de resultados rápidos, ou ate mesmo pessoas que passam horas nas academias fazendo todas as modalidades, e depois das três primeiras semanas, desaparecem como fumaça. Acredito que além do risco de lesões, muitas atividades além da capacidade do seu corpo aguentar naturalmente, ajuda a minar a sua motivação na academia.

Assim, principalmente para os sedentários ou frequentadores menos assíduos recomece devagar e aumente o seu nível de dificuldade aos poucos.

4-    Motivando-se diariamente

Se a motivação para o objetivo final do seu aluno não é suficiente, se cobre como treinador ou gestor essa função.Devemos assumir a responsabilidade do papel de motivador de resultados. Costumo dizer que sei você se empenhou 100% e mesmo assim seu aluno desmotivou, você cumpriu o seu papel. Agora se o seu aluno desmotivou, parou de treinar com você e o seu empenho foi de 70% é grande parte sua responsabilidade ele ter saído da sua academia.

Assim, peça ajuda ao seu aluno e estabeleça uma meta pessoal com ele.Motive-se cada vez mais.

5-    Rotina é chata? Mude seu cotidiano

Se ir a academia virou uma rotina que está desanimando seu aluno, para manter a sua motivação mude o seu treino, ou ainda o seu caminho.Pode parecer simples, mas existem diversas metodologias de treino que podem satisfazer os objetivos do seu aluno. Imagine que você tem uma gaveta com inúmeras “ferramentas”, cada uma delas serve para consertar alguma coisa especifica. Quanto mais você souber manusear essas “ferramentas”, mas chance você tem de atingir o sucesso com o seu cliente. Invista em conhecimento.

6-    Eliminando a tarefa e divertindo-se com a academia

O melhor modo de manter a motivação na academia é divertindo-se com a prática. Assim, busque treinos que te façam sentir bem e sejam prazerosos.

Utilize de músicas para tornar a experiência do seu aluno na academia ainda melhor e assim, a sua motivação na academia será capaz de crescer. Esse fator musical para bobo, mas faz uma diferença muito grande, procure conhecer um pouco mais do gosto musical de seus clientes

Outro ponto importante para manter a motivação na academia é buscar frequentá-la no período que seu cliente render mais, claro que nem sempre o período que ele render mais será o que ele terá disponibilidade pra treinar, mas talvez ele tenha flexibilidade e isso se torne um ponto positivo pra ele. Assim, o seu nível de energia ainda está alto e com uma atividade prazerosa durante esse período, o seu dia se torna mais produtivo e agradável.
A motivação na academia tende a diminuir conforme você frequente e obtenha pouco ou nenhum resultado próximo a expectativa que criou.

Assim, frequentar a academia demanda um objetivo prático e realista de modo a ser possível manter a mente fixa no mesmo, trabalhando a paciência para obter a força de vontade necessária para atingi-lo.

Comente como foi o seu resultado. Ou ainda, se existe alguma prática que funcione para você manter a motivação na academia que não listei acima.

Leia sobre “Como montar o seu studio de Pilates” e Planejamento aqui no Negócios de Saúde. Leia também “Autocuidado:Como se manter bem nos dias atuais