Neste artigo vau falar um pouco mais sobre como você pode ser mais assertivo fazendo um processo seletivo adequado e que faça com que ache a pessoa para a determinada função no seu consultório, academia ou clinica. 

Portanto, eu separei 5 etapas muito importantes para você ter um processo seletivo de qualidade. Hoje adoto um conceito dentro do meu negócio onde não levo em consideração 100% o currículo, mas o meu contato pessoal com a pessoa que possivelmente possa ocupar um cargo dentro do meu negócio é muito importante, observo a comunicação, maneira de se expressar, educação, se é uma pessoa agitada ou mais calma, tudo isso precisa ser levado em consideração haja visto que trabalhamos em contato direto com o público. Apesar de saber que o cliente lhe procura para um determinado serviço, inevitavelmente sabemos que existirá uma relação pessoal e para isso o profissional precisa estar bem preparado.

Preste atenção nessas cinco etapas do processo seletivo que adoto e adquiri ao longo do tempo em contato com o Sebrae e algumas consultorias empresariais.

Primeira etapa- Análise de currículos 

Nesta primeira etapa é importante você separar os currículos que mais atendem os seus pré requisitos para a função que seu negócio precisa. Vale lembrar como disse anteriormente que o currículo é somente algo que irá te direcionar para utilizar outras ferramentas como entrevistas, testes e etc.Por exemplo, se você precisa de um profissional de educação física para aula de treinamento funcional em sua academia, ele precisa ter uma vivência nessa área, nesse sentido o currículo irá te ajudar bastante

Segunda etapa – Entrevista de Triagem

Este é o momento de conhecer pessoalmente os profissionais que você selecionou atavas de currículos. A entrevista deve ser realizada em um ambiente privado de preferência, sem a interferência de outras pessoas que possam interromper ou que tenha distrações externas. A entrevista do processo seletivo pode ser feita pelo dono do Studio, clinica ou consultório ou por alguem que saiba e compreenda as necessidades do seu negócio

Essa entrevista deve ser somente um primeiro contato pessoal entre ambas as parte, pois através da análise do currículo e dessa entrevista você irá descartar ou manter essa pessoa no processo seletivo.

Terceira etapa – Avaliações 

As avaliações servem para mensurar o conhecimento da pessoa que se candidatou para a vaga que você precisa em seu negócio. Nessas avaliações você conseguirá testar as habilidades e percepção de comportamento. Os teste devem ter congruência de acordo com a atividade que o condidato irá ocupar, como por exemplo uma recepcionista.

Selecionei alguns testes que você pode utilizar no seu processo seletivo:

  • Prova oral – Você pode formular perguntas específicas sobre as tarefas que são atribuídas ao cargo.
  • Prova escrita – Tem como objetivo mensurar o conhecimento técnico por meio de perguntas e respostas escritas, a quantidade de questões vai depender do cargo e de sua necessidade.
  • Provas práticas – No caso de um profissional de educação física por exemplo você pode utilizar esse testa para saber se existe um equilíbrio entre a teoria e a prática, pois muitas vezes o profissional tem um bom conhecimento teórico, mas na prática deixar a desejar.
  • Teste psicológicos – Existem testes psicológicos específicos para analisar cada aspecto humano. Seria indicado ter a ajuda de um profissional na área da psicologia para auxiliar você a elaborar os testes de acordo com a necessidade do cargo. Se você precisa de alguem que irá trabalhar sobre pressão ou cumprimento de metas por exemplo.
  • Teste de personalidade – Neste teste tem como objetivo avaliar alguns aspectos da personalidade do candidato como equilíbrio emocional, motivação e etc.
  • Teste físico – Esse teste serve para você avaliar se existe uma boa consciência corporal se por exemplo você precisa de um profissional de educação física, caso fosse uma recepcionista por exemplo esse teste ja poderia ser descartado.

Quarta etapa – Escolha dos finalistas

Os finalistas são escolhidos de acordo com os resultados dos testes. Geralmente você precisa escolher os três primeiros colocados

Quinta etapa – Entrevista técnica

Esse é o momento final onde através da verificação de experiências anteriores, capacidade de execução dos testes e tarefas que lhe foram feitos, competências e habilidades você irá decidir quem ocupará o cargo proposto. É o momento mais importante do processo seletivo, pois é o momento onde você irá verificar as reais possibilidades de analisar as expectativas do entrevistado com as expectativas da empresa.

Leia mais sobre planejamento e “Vendas: A última etapa da fidelização” aqui no Negócios de Saúde.