Quanto ganha um Personal Trainer?Essa pergunta é muito frequente entre os recém formados na graduação de Educação Física, pois a grande maioria enxerga na profissão de Personal Trainer como a grande “meca” do segmento, onde existe a possibilidade de se ganhar mais por hora/aula, existe o status por trás da função e muitas vezes a rede de contato que o personal trainer faz abre caminho e oportunidade para outros negócios na área. Mas para isso sabemos que nada funciona tão simples e para saber quanto ganha um Personal Trainer e construir um caminho de sucesso é necessário percorrer uma estrada sem atalhos onde todo o aprendizado é importante para o amadurecimento profissional e por consequência experiência que você irá adquirir ao longo do tempo.

Quando questionamos quanto ganha um Personal Trainer devemos levar alguns fatores em consideração.

1- Qual a sua especialização?

2- Quantos anos esta no mercado de trabalho atuando como treinador?

3- Com que perfil de público ele atua?

4- Como ele agrega valor na vida das pessoas?

5- Possui uma boa rede de contatos?

6- Tem boa postura e compromisso?

7- Tem perfil para trabalhar com algo sazional?

Estas são somente algumas perguntas que você como profissional deve se fazer para estipular o seu preço e saber quanto ganha um Personal Trainer. Sabemos que pelo fato de não existir uma ética relacionada a valores dentro de nosso conselho, cada um cobra o que acha oportuno e isso acaba prejudicando o mercado, mas a partir do momento que você agrega valor a vida das pessoas e gera resultado, o preço passa a ser apenas um detalhe.

Você tem duas opções: Entrar na guerra de preços e correr o risco de ser trocado por alguem que cobre mais barato ou utilizar ferramentas que te permitam crescer, como uma boa comunicação, atualizações na sua área de atuação como personal trainer, inovações dentro do mercado fitness e marketing pessoal por exemplo.Quando falo sobre marketing pessoal me refiro a boa aparência, roupas limpas, aparência saudável , congruência no que você faz e aplica,  ou seja, esse papo de “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” não rola mais, pois as pessoas querem alguém para se espelhar e o treinador cumpre esse papel, pois isso faz com que o seu cliente acredite e crie confiança em você como profissional, essa congruência é necessária para gerar credibilidade. Você não precisa ser um super atleta, mas precisa ser ativo, praticar esporte ate mesmo para entender o que se passa na cabeça de seu cliente.

Tudo isso o que citei acima precifica o seu serviço. Portanto para saber quanto ganha um Personal Trainer precisa ter uma boa especialização, experiência para lidar com pessoas e não basta você terminar a graduação em educação física e se auto entitular como Personal Trainer, pois o mercado de trabalho automaticamente irá cobrar os itens que citei acima, é uma seleção natural. Ou você escolhe trabalhar por preço ou por valor. 

Leia mais sobre gestão de Studio e academia aqui no site Negócios de saúde, além de artigos sobre produtividade e planejamento . Leia também sobre “artigos na área da Educação Física