Vivemos em tempos onde a saúde e bem estar são necessários e recebemos cinco vezes mais informações que a vinte anos atras, devido a tecnologia, tarefas que executamos no dia a dia e pressão profissional e pessoal o tempo todo.

Aliado a isso temos que tentar conciliar nossa vida profissional e pessoal para que exista um equilíbrio e qualidade no nosso dia a dia. Mas o que acontece nos tempo atuais é que as pessoas estão cada vez mais pensando em como ganhar dinheiro, como superar a concorrência, como atingir a meta mensal ou franquear a sua empresa e acabam esquecendo que juntamente a esse excesso de tarefas vem um custo alto, como ansiedade, stress e muitas outras doenças psicossomáticas que resultam dessa cobrança interna e externa.

Os profissionais da área da saúde e bem estar como os treinadores, nutricionistas e fisioterapeutas tem um mercado gigantesco nas mãos, mas na maioria das vezes a maior erro é não saber se comunicar de forma eficiente com o seu cliente. Compreender o que o outro precisa é fundamental para o seu negócio crescer.

Algumas perguntar seriam importantes você fazer a você mesmo para identificar os anseios do seu cliente, como por exemplo:

  • Que tipo de atendimento meu cliente espera que ele tenha em minha clinica ou academia?
  • Qual o resultado que ele espera que eu possa gerar?
  • Será que o meu cliente esta passando por algum momento complicado em sua vida pessoal ou profissional?
  • Como será que eu possa ajudar o meu cliente a ter bons momentos no período que passar em atendimento comigo?

Essas são apenas algumas questões que você como profissional pode levantar para compreender melhor o seu cliente, pois a partir do momento em que passamos por períodos de stress, ansiedade e pressão é natural do ser humano procurar atividades que o equilibrem de alguma forma. 

Trabalhamos com saúde e bem estar e temos todas as ferramentas para ter muitos clientes, mas precisamos saber como usá-las.

Você sabe a importância que o exercicio fisico tem na vida das pessoas, na boa alimentação ou de uma massagem relaxante, mas como podemos fazer com que essas pessoas que estão em um “loop” de trabalho parem para cuidar de sua saúde e bem estar? Como o profissional da saúde pode ser mais atrativo do que a meta que ela tem pata bater no fim do mês?

A Organização Mundial de Saúde diz que no Brasil mais da metade da população não se exercita regularmente, ou a maioria que começou um programa de exercicios abandonou antes mesmo de conseguir algum tipo de resultado, isso levanta indicadores que é necessário ajustar algumas coisas para que esse mercado cresça e atinja o público que realmente precisa.

Segue aqui algumas dicas e ferramentas de como fazer com que você tenha percepção real do seu negócio e fidelização de clientes ou alunos:

1- Esteja sempre presente, ou seja, por mais que você não seja alguem do operacional como um professor ou fisioterapeuta, esteja presente no seu negócio, saiba como os processos estão funcionando, supervisione o atendimento e equipe.

2- Tenha feedback dos clientes. Esse negócio de pesquisa de satisfação não vai te gerar feedbacks reias, pode ate ser um parâmetro, mas poucos clientes insatisfeitos respondem a questionários mandados por mensagem ou e-mail, o contato pessoal é e sempre será a melhor maneira de você avaliar se o seu paciente ou aluno está satisfeito.

3- O boca a boca ainda é a melhor propaganda que existe, ou seja, se o seu cliente indica o seu trabalho para os amigos e se eles trazem os familiares para trabalharem com você é porque você esta no caminho certo

4- Estimule a sociabilização dentro do seu negócio. A rede de contatos é algo muito precioso e que podem gerar grandes negócios entre seus clientes. Além disso você consegue criar um clima familiar, onde muitas pessoas sentem falta hoje em dia. 

Quantas pessoas que você conhece que muitas vezes vão para a academia ou em algum evento somente porque irão encontrar com pessoas que ela gosta? Pois se fosse para ir somente pelo treino, ficariam em casa. Pelo menos a maioria é assim.

Precisamos observar nossos alunos e clientes sob um olhar mais humano. São seres humanos cheios de emoções e sentimentos que estão ali naquele momento sendo cuidados por nós, e se nos escolheram para essa função é por que de alguma firma confiam no seu papel de melhorar a vida deles em algum sentido.

Não se preocupe tanto em ser o melhor Personal Trainer ou o fisioterapeuta com os melhores equipamentos, se preocupe apenas em fazer o bem a essas pessoas. Isso é o que chamo de agregar valor na vida das pessoas e consequentemente você vai tocar alguma coisa na vida dela que fará com que ela se identifique com o seu trabalho. 

A partir dai a semente foi plantada, agora é só regar.

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