Este artigo é para os profissionais que estão começando a desenvolver seu trabalho em equipe e montar o seu negócio na área da saúde ou ate mesmo para os profissionais da área da saúde que ja tem o seu consultório, academia, Studio ou clínica de fisioterapia.

Conversando com diversos profissionais percebo que uma das maiores dúvidas que aparecem principalmente quando eles ja possuem um negócio próprio seria de como desenvolver um trabalho em equipe e compromissada com as metas, objetivos e conceitos que ele prega dentro do seu negócio.

Sabemos o quanto é difícil manter todos que trabalham conosco motivados, mas realmente isso não é função nossa, senão toda a vez você irá se sentir como um equilibrador de pratos. Imagina você motivando um colaborador seu, quando você consegue, ja existe outra que esta desmotivando e você começa a fazer um trabalho de motivação para melhorar seu desempenho, enquanto você faz isso ja tem outro que esta desmotivando, enfim , a ideia é fazer com que eles se motivem por si só, sem precisar que você fique o tempo todo tentando motiva-los com reuniões ou até mesmo com recompensa financeira, que por um lado é muito bom, mas não faz com que exista um comprometimento de sua equipe.

Para existir um comprometimento é necessário que as pessoas se envolvem em todos os processos, elas precisam de sentir parte das escolhas, decisões, erros e acertos afim de assumir responsabilidades dentro do seu negócio. Para isso você precisa aprender a delegar, distribuir tarefas e fazer com que essas pessoas tenham poder de opinar no destino do seu negócio.

Separei para você três princípios fundamentais que reforçam o processo justo no seu negócio e o trabalho em equipe, são eles:

  • Envolvimento – Quando falo sobre isso é necessário que você tenha uma mente aberta e de desapego quando falamos do ponto de vista de opinião e questionamentos. O envolvimento de toda a sua equipe nos processos é fundamental para deixa-la mais comprometida, mais responsável e ciente de tudo o que acontece e que muitas vezes as coisas dentro do seu negócio acontecem por causa deles. Você envolvendo as pessoas nesses processos demonstra respeito de sua parte com os demais e com suas idéias, Quando você se permite escutar a opinião dos outros, muitas boas idéias podem surgir e melhores decisões podem ser tomadas .
  • Explicação – Isso quer dizer que todos os envolvidos nas tomadas de decisões dentro do seu negócio devem compreender as razões e regras, pois quando existe as explicações, justificam as decisões e aumentam a confiança do grupo. Isso faz com que esse grupo saiba que as tomadas de decisões foram baseadas nas opiniões, questionamentos e escolhas do grupo. Essas informações fazem com que os colaboradores confiem na sua decisão e intenção, mesmo se nem todas as idéias dos colaboradores foram aceitas.
  • Clareza de expectativa – Depois de todos os dois processos acima, você deverá definir com clareza as estratégias que serão decididas em seus negócio. Isso deverá ser exposto a eles para que se sintam comprometidos com o objetivo final. Mesmo que seja algo desafiador para o seu grupo, é importante que todos saibam como eles serão avaliados nesse processo e quais serão as consequências de um suposto fracasso. Muito importante definir funções e responsabilidades de cada colaborador, quais serão as novas metas do grupo.

       Para que todo esse processo tenha sucesso a clareza com que as informações devem ser passadas precisa ser compreendida por todo o grupo.

Será muito importante pensar em adotar essa prática desses três princípios de forma conjunta, pois caso você faça um separado do outro, como por exemplo, dar a explicação sobre determinada ação ou procedimento que fará dentro do seu negócio sem antes envolver a equipe nisso, pode ser um tiro no pé, pois você não criará envolvimento e pode ate mesmo fomentar comentários e duvidas por parte de sua equipe sobre quais as suas reais intenções como gestor. Se esse processo realmente será para a melhoria deles como equipe, se será somente para você conseguir lucrar mais em seu negócio ou se realmente você esta pensando no crescimento de todos que estão envolvidos nesse processo.

Agora vamos colocar na prática como você poderia fazer esse trabalho em equipe dentro da sua academia por exemplo. Sabemos que na maioria das vezes professores de educação física se formam, começam a trabalhar em alguma área especifica do treinamento e alguns acabam tendo a vontade de montar a sua própria academia, Studio de treinamento ou Box. Sabemos também que a partir do momento que temos uma estrutura física, por menor que seja, você precisa ter mais pessoas para lhe ajudar, talvez uma recepcionista, uma pessoa responsável pela limpeza do local e um outro professor para assumir algumas turmas e ampliar o seu “leque” de atendimento. Apesar de acharmos que pelo fato de ter poucas pessoas nesse processo, se não existir um “alinhamento” desse grupo, muita coisa pode dar errada ou pior muitas oportunidades podem estar sendo jogadas pela janela pela falta de envolvimento e compromisso do grupo.

O ideal é existir um encontro que se torne rotina, falamos sobre isso em post anterior sobre as atividades estruturais, de rotina e emergenciais, e através desses encontros criar esse envolvimento, explicar os “porquês” das ações e acompanhar os resultados fazendo com que eles se responsabilizem pelos acertos e erros que acontecem dentro do seu negócio.

Quando envolvemos nossa equipe em todos os processos e ela tem a consciência das responsabilidades que exercem dentro do seu negócio, fica muito mais fácil atingir os objetivos de médio e longo prazo. 

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