Como montar uma academia pequena ou Studio.Essa mesma pergunta fiz a mim mesmo quando percebi que como personal trainer eu teria o máximo de “x” horas do meu dia para trabalhar, teria o número máximo de “x” clientes para atender e poderia ganhar o máximo de “x” dinheiro nesse segmento.

A primeira pergunta que você deve fazer a você mesmo é se realmente você quer crescer, se tem o perfil empreendedor para vivenciar todos os tipos de experiências. Eu em particular não me arrependo em ter tomado essa decisão pois os meus valores estão muito atrelados ao crescimento, em ver mais pessoas saudáveis, ativas e fazendo exercicios fisicos e para isso acontecer tive que optar pelo crescimento estrutural, de equipe e também de responsabilidades.

Por onde devemos começar o nosso projeto? Por uma boa idéia ou um sonho que pode se tornar realidade. Quando pensamos em montar uma academia pequena ou Studio ou qualquer coisa temos o momento de empolgação pois sabemos que existe chance de dar certo, mas geralmente esses sonhos e idéias vem acompanhados de medo e receio, o que muitas vezes esse é um dos fatores que faz com que o negócio não avalanque, portanto acredite na sua proposta e trabalhe por ela.

Todos irão dar opinião, uns irão apoiar e outros não, mas o que realmente importa são suas idéias e seu planejamento.

Depois que temos em nossa cabeça a idéia principal, está na hora de saber qual tipo de publico você irá trabalhar e que tipos de serviço você irá apresentar a esse publico. Nesse momento o conceito e identidade do seu negocio precisa ser compatível com o publico que você irá atingir. Chamamos isso de “Avatar”.

O avatar são as principais características de seus alunos, pois através disso você saberá também quais estratégias dentro da sua academia e na parte de marketing e comunicação interna e externa terá de trabalhar.

Quando pensar em montar um “Avatar”, responda algumas perguntas como:

  • A maior parte do meu publico é feminino ou masculino ?
  • Qual a classe social que irei atender?
  • Qual a idade média desse publico
  • Esse publico tem filhos?
  • O que o meu publico gosta de fazer em momentos de lazer?

Enfim, essas são apenas algumas questões importantes para você refletir na hora de escolher entre montar uma academia pequena ou Studio e com que publico quer trabalhar ou ate mesmo se você ja tem alunos, montar o avatar deles e estruturar melhor as suas ações como Personal Trainer ou no negócio que você esteja planejando montar.

Depois que você conseguiu identificar o seu avatar, é necessário fazer um planejamento.

O planejamento é feito com computador, papel e caneta, tudo bem? Evitem deixar as idéias na cabeça, pois com o tempo elas se perdem e com isso todos o seu planejamento vai por água abaixo.

Quando falo sobre planejamento, me refiro a planejamento financeiro, planejamento de logística e todo tipo de planejamento que será necessário para fazer o seu negócio crescer de forma organizada e consciente.

Se você procurar no dicionário o sinônimo da palavra planejamento você vai achar a seguinte definição “serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes”, enfim o planejamento é uma preparação necessária com base sólida para o seu negócio crescer e você como gestor ou dono do negócio ter dados e informações de como fazer a gestão desse negócio.

Em relação ao planejamento financeiro tem uma regra que eu segui e aconselharia muitas pessoas a fazer o mesmo. Para você montar uma academia pequena ou Studio o seu negócio precisa ter pelo menos de 60% a 70% do capital investido próprio, evite pegar empréstimos ou financiamentos em bancos acima de 30% ou 35%, pois os juros são muito alto e no inicio de seu negócio você estará conquistando novos clientes e pagando as contas, pois sabemos que para tudo se equilibrar são necessários alguns anos de paciência e investimento, portanto evite arriscar tanto.

Muitas vezes as pessoas falam que trabalham demais e não veem a cor do dinheiro, apesar do negócio ser lucrativo.

Vou pontuar aqui algumas coisas que você NÃO deve fazer em se tratando de gestão financeira:

  • Descontrole de entradas e saídas de dinheiro
  • Misturar as contas da pessoa física com pessoa jurídica
  • Inexistência de um fluxo de caixa (onde se controla entrada e saída de dinheiro)

Existem ainda inúmeros outros itens que poderia pontuar, mas mais pra frente posso fazer um post falando somente disto, mas neste estou falando de maneira mais superficial para que você entenda os passos para deixar tudo o mais organizado possível.

O planejamento de logistica que costumo chamar é quando você se prepara para definir que cargos precisa criar em sua academia e desenhar esses cargas de acordo com sua necessidade.

Outro dia fiz um post falando sobre “Desenho de cargo”, que é uma ferramenta onde você consegue selecionar a pessoa mais adequada para ocupar determinado cargo de acordo com as necessidades de sua academia. Por exemplo, a recepcionista tem de ter um desenho de cargo diferente do professor, pois as obrigações e funções são diferentes. Portanto definir cargos e funções é muito importante também. Definir salários, margem de lucro, indicadores de resultado também são ferramentas importantes na hora de planejar e mensurar variáveis.

Depois que você consegue passar todas essas ideias para o papel fica mais fácil decidir se você quer montar uma academia pequena ou Studio e conseguir enxergar qual o seu publico, como você irá se planejar para executar esse projeto e se o seu negócio será rentável .

Leia também sobre “Diferenças entre academia e Studio” aqui no Negócios de Saúde, alem de artigos escritos por mim sobre produtividade e planejamento . Assista também o vídeo “Porque abrir um Studio é uma tendência?”